O Ensino por Investigação e a perspectiva crítica da Educação Ambiental: análises a partir de uma experiência investigativa em um Clube de Ciências

Palavras-chave: Ensino por investigação, Educação ambiental crítica, Sequência de ensino investigativo, Clube de ciências

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar possíveis interlocuções dialógicas entre o Ensino por Investigação e a perspectiva crítica da Educação Ambiental com base em pressupostos teóricos e abordagens metodológicas, a partir da análise de registros da última etapa de uma Sequência de Ensino Investigativa realizada com quinze crianças de 5º e 6º ano do Ensino Fundamental, participantes de um Clube de Ciências. Este estudo, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumento principal para a constituição dos dados, registros textuais e/ou gráficos s alunos e optamos ainda pela observação participante. Os dados foram analisados a partir de duas categorias que emergiram ao longo da realização da atividade, conforme Análise do Conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados, evidenciaram que os pressupostos teóricos e as abordagens metodológicas do Ensino por Investigação e da Educação Ambiental crítica, possuem estreita relação de diálogo, à medida que ambos priorizam em suas metodologias, trabalhos realizados em grupo, nos quais os alunos ocupam uma posição mais ativa, sendo que nesse tipo de estratégia há espaço à criatividade e são abordados temas socialmente relevantes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Manoel da Silva Malheiro, Universidade Federal do Pará

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (UFPA), Especialização em Ensino de Ciências (UEPA), Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA), Doutorado em Educação para a Ciência (UNESP/Bauru) , Pós-Doutorados (Universidade do Porto; UNESP/Campus Bauru e pela UTFPR). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática e da Faculdade de Pedagogia (Campus Castanhal). Coordenador do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão FormAÇÃO de Professores de Ciências e do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz. Linha de pesquisa: Formação de Professores de Ciências e Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem de Ciências. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-2495-7806.

Publicado
26-12-2023
Como Citar
SOUZA DA COSTA, D.; RODRIGUES, B.; DA SILVA MALHEIRO, J. O Ensino por Investigação e a perspectiva crítica da Educação Ambiental: análises a partir de uma experiência investigativa em um Clube de Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 6, p. 297-318, 26 dez. 2023.