O estágio supervisionado e o ensino de física: a formação docente no curso de educação do campo em tempos de pandemia

Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Ensino de Física, Educação do Campo, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

O Estágio Supervisionado é um componente curricular fundamental na construção da identidade e os saberes da profissão docente nas Licenciaturas. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo discutir o Estágio Supervisionado na área de Física do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) no período da pandemia. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa de campo com abordagem qualitativa e exploratória, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado aos discentes que realizaram o estágio na área de Física do curso LEDOC. O resultado desse estudo permite inferir que o estágio no Curso LEDOC é um processo de aprendizagem indispensável para os acadêmicos enfrentarem os desafios de sua formação. No período remoto as metodologias utilizadas pelos residentes se caracterizam pelo método expositivo com variações das técnicas de ensino. Por fim, o estudo evidencia que os alunos regentes sentiram dificuldades pelo formato remoto do estágio supervisionado, haja vista a condição material e estrutural das escolas do campo e do alunado, cujo acesso à internet e material didático adequado ao contexto pandêmico atreladas a recorrentes problemas históricos, constituem-se como desafios diários ao alunado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Raquel Rodrigues Martins, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Graduanda em Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, campus de Picos. Foi bolsista do Programa Residência Pedagógica 2019 - 2022.

Publicado
04-05-2023
Como Citar
MARTINS, A.; DA PAZ, F. O estágio supervisionado e o ensino de física: a formação docente no curso de educação do campo em tempos de pandemia. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 1, p. 101-121, 4 maio 2023.

Artigos mais lidos pelo(s) mesmo(s) autor(es)