Discussões sobre ensino e aprendizagem em física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n1.13100

Palavras-chave:

Ensino - aprendizagem de Física, Discursividade, Reportagens

Resumo

O presente estudo, fundamentado nas discussões que permeiam a problemática do ensino de Física, tem como objetivo geral analisar os discursos sobre o ensino de Física difundidos em reportagens oriundas da internet. Busca-se, assim, identificar avanços e dificuldades no ensino/aprendizagem de Física encontrados em sala de aula, especialmente na educação básica. O estudo se insere numa abordagem qualitativa onde foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica sobre o tema para que houvesse o embasamento teórico necessário a realização do trabalho. Em seguida, foi estabelecida a escolha das reportagens publicadas entre os anos de 2002 a 2013 em sites de grande circulação que abordam a temática em questão. Ao término da pesquisa, constatou-se que a mídia repassa uma imagem desanimadora e estigmatizante da educação pública. No que diz respeito especialmente ao ensino de Física, foi possível observar que ainda persistem muitos obstáculos, que se estendem desde a formação do professor à estrutura precária oferecida pelas escolas. Também ficou evidente que há pouca ênfase destinada a ciências no ensino fundamental, denotando uma necessidade de reformulação no currículo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

04-05-2023

Como Citar

Discussões sobre ensino e aprendizagem em física. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 138–157, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n1.13100. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13100. Acesso em: 3 mar. 2025.