Discussões sobre ensino e aprendizagem em física

  • Florêncio Luís Pereira da Rocha Secretaria Estadual de Educação do Estado do Piauí – SEDUC-PI) https://orcid.org/0000-0002-4379-7107
  • Fábio Soares da Paz UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Palavras-chave: Ensino - aprendizagem de Física, Discursividade, Reportagens

Resumo

O presente estudo, fundamentado nas discussões que permeiam a problemática do ensino de Física, tem como objetivo geral analisar os discursos sobre o ensino de Física difundidos em reportagens oriundas da internet. Busca-se, assim, identificar avanços e dificuldades no ensino/aprendizagem de Física encontrados em sala de aula, especialmente na educação básica. O estudo se insere numa abordagem qualitativa onde foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica sobre o tema para que houvesse o embasamento teórico necessário a realização do trabalho. Em seguida, foi estabelecida a escolha das reportagens publicadas entre os anos de 2002 a 2013 em sites de grande circulação que abordam a temática em questão. Ao término da pesquisa, constatou-se que a mídia repassa uma imagem desanimadora e estigmatizante da educação pública. No que diz respeito especialmente ao ensino de Física, foi possível observar que ainda persistem muitos obstáculos, que se estendem desde a formação do professor à estrutura precária oferecida pelas escolas. Também ficou evidente que há pouca ênfase destinada a ciências no ensino fundamental, denotando uma necessidade de reformulação no currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
04-05-2023
Como Citar
DA ROCHA, F.; DA PAZ, F. Discussões sobre ensino e aprendizagem em física. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 1, p. 138-157, 4 maio 2023.