Abordagens curriculares no ensino de química/ciências: promovendo a formação crítica

Autores

  • Bianca Silva Oliveira Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Márcio Reis Barros Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Andrei Steveen Moreno-Rodríguez Universidade Estadual de Santa Cruz https://orcid.org/0000-0002-3743-4633

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2023v6n1.13075

Palavras-chave:

Reconfiguração Curricular, Educação Científica, Formação de Professores

Resumo

A Educação precisa atender as demandas de uma sociedade em constate mudança. No entanto, é possível notar que a escola não tem conseguido acompanhar o veloz ritmo em que a sociedade tem se transformado nas últimas décadas, pois, ainda o modelo de ensino por transmissão-recepção é predominante nas instituições educativas. Para tal fim, têm surgido diferentes propostas de reconfiguração curricular, cujas características são apresentadas na literatura. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar aproximações teóricas entre abordagens curriculares emergentes no ensino de Química/Ciências. Neste estudo bibliográfico foram analisados 53 artigos científicos publicados entre 2013 e 2020 por professores de um Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. As produções foram examinadas à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), a qual possibilitou identificar abordagens curriculares como a Situação de Estudo, a Abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade, a Abordagem Temática Freireana e a Abordagem de Questões Sociocientíficas, estabelecendo aproximações teóricas entre elas. O estudo possibilitou evidenciar de que forma essas abordagens curriculares promovem a superação de um modelo de ensino de transmissão-recepção, pois, objetivam que os alunos participem ativamente nos processos educativos, proporcionando discussões nas quais possam pensar, debater, argumentar e desenvolver o pensamento crítico, adquirindo consequentemente uma formação reflexiva.

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Publicado

04-05-2023

Como Citar

Abordagens curriculares no ensino de química/ciências: promovendo a formação crítica. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 176–199, 2023. DOI: 10.36661/2595-4520.2023v6n1.13075. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13075. Acesso em: 2 mar. 2025.

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