Estágio Supervisionado na Formação de Professores a partir de trabalhos apresentados em edições do ENPEC

  • Jolúcia Santos de Jesus Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Kaique Nascimento Martins Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Andrei Steveen Moreno-Rodríguez
  • Elisa Prestes Massena
Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Formação de professores, Ensino de Ciências

Resumo

O Estágio Supervisionado faz parte da formação docente e visa oportunizar ao licenciando uma aproximação com a realidade escolar, permitindo-lhe conhecer e refletir sobre seu ambiente profissional.  Neste trabalho objetivou-se investigar o que o Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências - ENPEC vêm publicando sobre estágio supervisionado. Utilizou-se a Pesquisa Bibliográfica para mapear as produções num período delimitado de quatro anos (2016 a 2019). Os dados foram analisados tomando por base a Análise de Conteúdo.  Como resultados, foram encontrados 37 trabalhos que versavam sobre estágio supervisionado, que foram agrupados em cinco categorias, a saber: Estágio: teoria e prática na ação docente; Estágio como espaço para construção de saberes e da identidade docente; Estágio como espaço para pesquisas; Estágio nas concepções de professores formadores, supervisores, pós graduandos, e Licenciandos; Estágio em espaços não formais. Concluiu-se que as publicações do evento de Ensino de Ciências aqui analisadas não diferem do que os outros eventos ou periódicos da área vêm discutindo e que o Estágio Supervisionado na formação docente é de extrema relevância por possibilitar, aos estagiários, a integração dentro do contexto escolar.

 

Palavras-chave: Estágio Supervisionado; Formação de professores; Ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaique Nascimento Martins, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Graduado em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal da Bahia, IFBA - Campus Valença no ano de 2019, atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática PPGECM/UESC. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Diversidade Cultural - GPEMDiC.

Andrei Steveen Moreno-Rodríguez

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG e licenciado em Química pela Universidad Pedagógica Nacional - UPN da Colômbia. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Atualmente é Professor Visitante do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da UESC, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) e no curso de Licenciatura em Química. Possui experiência profissional na Educação Básica, Média, Superior e como tutor em Educação à Distância (UAB). Pertence aos grupos de pesquisa GPeCFEC - Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências e CEAMECIM - Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática. Realiza pesquisas relacionadas com Currículo, Ensino de Ciências, Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Formação de Professores, Pesquisa-Formação, Profissionalização Docente e Processos de Cooperação Latino-americana para a formação de professores.

Elisa Prestes Massena

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), licenciada e graduada em Química pela UFRJ (2004). Pós-doutora em Educação (2012/2013) no PPG em Educação/Unisinos sob orientação da Profa. Maria Isabel da Cunha. Desenvolve estudos nos seguintes temas: formação de professores, currículo e docência universitária. Coordena projetos de pesquisa e de extensão que discutem o currículo e a formação inicial/continuada de professores de Química/Ciências. É docente do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), na área de Ensino de Química, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, desde agosto de 2009, atuando no curso de Licenciatura em Química e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM). Atuou como Coordenadora Geral de Estágios (CGE) na UESC de 2011 a 2012. Atuou como coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Licenciatura em Química de 2010 a 2014 e de setembro/2017 a fevereiro/2018. Atuou como secretária da Divisão de Ensino de Química da SBQ, biênio 2014-2016. Atuou como Vice-Coordenadora do Colegiado do Curso de Química (2015-2017). Atuou como Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) (2017-2018). Atuou como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) (2018-2019). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) (2019-2021). Vice-presidenta da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ) (2018-2020).

Publicado
08-10-2021
Como Citar
DE JESUS, J.; NASCIMENTO MARTINS, K.; MORENO-RODRÍGUEZ, A.; PRESTES MASSENA, E. Estágio Supervisionado na Formação de Professores a partir de trabalhos apresentados em edições do ENPEC. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 6, p. 437-462, 8 out. 2021.