Caminhada Ecológica: potencialidades para uma abordagem crítica da Educação Ambiental na Educação Básica

  • Regiane Matos de Lunas Universidade Federal da Grande Dourados
  • Ademir de Souza Pereira Universidade Federal da Grande Dourado
Palavras-chave: Educação Ambiental, Caminhada Ecológica, Abordagem crítica;

Resumo

A presente escrita expõe uma pesquisa que envolveu a temática Educação Ambiental, por meio de um projeto escolar intitulado de Caminhada Ecológica. O projeto foi organizado, em 2019, por professores de uma escola da rede pública de ensino no interior de Mato Grosso do Sul. A intenção desta pesquisa foi analisar os argumentos dos estudantes após a realização da atividade e compreender como analisam o cenário vislumbrado durante da caminhada. Como resultado, foi possível perceber que a necessidade de discussões com viés da educação ambiental crítica, pois não houve discussões acerca do ambiente visitado. Ao final, realizamos apontamentos da caminhada ecológico em um cenário pós-pandêmico. Como considerações, apontamos a necessidade de discussões acerca de problemáticas ambientais, de âmbito local, que contextualizem o cotidiano do aluno, para que possa ser criado um ambiente de discussões e formação de opinião.

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Publicado
23-06-2022
Como Citar
MATOS DE LUNAS, R.; DE SOUZA PEREIRA, A. Caminhada Ecológica: potencialidades para uma abordagem crítica da Educação Ambiental na Educação Básica. Revista Insignare Scientia, v. 5, n. 2, p. 413-434, 23 jun. 2022.