TICs e formação de professores: uma proposta de revisão bibliográfica dos anais dos EDEQs

Autores

  • Mirele Cruz Alves Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Rosália Felipe da Silva Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Aliana Francisca da Silva Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Alessandro Cury Soares Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n2.13007

Palavras-chave:

Ensino de química, Formação de professorxs, TICs.

Resumo

A educação vem passando por transformações ao longo dos tempos. Com isso, surge a busca por metodologias diversificadas que auxiliem na construção de conhecimentos dxs discentes, ao mesmo tempo que desperte o interesse pelo ato de aprender e, por conseguinte, propor melhorias na prática de ensino dxs professorxs. Dentre os meios que podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem na educação química, estão as tecnologias de informação e comunicação (TICs). Assim, objetivamos neste estudo analisar a abordagem das TICs no ensino de química voltado à formação de professorxs nos trabalhos publicados no evento Encontro de Debates Sobre o Ensino de Química (EDEQ), nos períodos de 2014 a 2017. Com isso, foram encontrados trabalhos que discorrem sobre a importância dos recursos tecnológicos atrelados ao ensino e como os mesmos podem favorecer o processo de aprendizagem em química. Quanto à formação de professorxs, destaca-se a importância da qualificação docente para usufruir desses meios tecnológicos articulados à educação.

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Publicado

23-06-2022

Como Citar

TICs e formação de professores: uma proposta de revisão bibliográfica dos anais dos EDEQs. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 357–374, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n2.13007. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13007. Acesso em: 1 mar. 2025.