TICs e formação de professores: uma proposta de revisão bibliográfica dos anais dos EDEQs

  • Mirele Cruz Alves Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Rosália Felipe da Silva Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Aliana Francisca da Silva Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Alessandro Cury Soares Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Palavras-chave: Ensino de química, Formação de professorxs, TICs.

Resumo

A educação vem passando por transformações ao longo dos tempos. Com isso, surge a busca por metodologias diversificadas que auxiliem na construção de conhecimentos dxs discentes, ao mesmo tempo que desperte o interesse pelo ato de aprender e, por conseguinte, propor melhorias na prática de ensino dxs professorxs. Dentre os meios que podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem na educação química, estão as tecnologias de informação e comunicação (TICs). Assim, objetivamos neste estudo analisar a abordagem das TICs no ensino de química voltado à formação de professorxs nos trabalhos publicados no evento Encontro de Debates Sobre o Ensino de Química (EDEQ), nos períodos de 2014 a 2017. Com isso, foram encontrados trabalhos que discorrem sobre a importância dos recursos tecnológicos atrelados ao ensino e como os mesmos podem favorecer o processo de aprendizagem em química. Quanto à formação de professorxs, destaca-se a importância da qualificação docente para usufruir desses meios tecnológicos articulados à educação.

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Publicado
23-06-2022
Como Citar
CRUZ ALVES, M.; FELIPE DA SILVA, R.; FRANCISCA DA SILVA, A.; CURY SOARES, A. TICs e formação de professores: uma proposta de revisão bibliográfica dos anais dos EDEQs. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 2, p. 357-374, 23 jun. 2022.