Aprendizagem e Inclusão na utilização do jogo Gartic no Ensino de Química.

  • Fabiane Malakowski de Almeida Wentz
Palavras-chave: Gamificação;, ensino-aprendizagem;, funções orgânicas;

Resumo

Este trabalho relata uma experiência em sala de aula proposta pelos próprios estudantes durante o estudo das Funções Orgânicas no Ensino Médio, o qual consiste a utilização de um jogo de adivinhações, em que um jogador ilustra a palavra proposta pelo programa e os demais devem tentar adivinhar o nome do desenho. É uma divertida brincadeira que contribui significativamente para a memorização dos grupos funcionais e de nomenclatura de compostos orgânicos, bem como para demais substâncias da química. O programa permite criar salas temáticas e selecionar os jogadores por meio de um link. Assim, a competição ocorreu com todos os estudantes do terceiro ano do ensino médio, inclusive com a participação de um aluno diagnosticado com transtorno do espectro autista, que conseguiu acompanhar e ter um bom desempenho durante o jogo. Essa atividade, além de proporcionar a integração entre todos os estudantes, também oportunizou a inclusão e aprendizagem de forma divertida.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRANTES, Karla. A importância dos jogos didáticos no processo de ensino aprendizagem para deficientes intelectuais. Campina Grande: PB, 2010.

ALVES, M. A. O modelo estrutural do jogo hermenêutico como fundamento filosófico da educação. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 17, p. 235-248, 2011.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora – uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. São Paulo: Autores Associados, 2001

CARMO, Elidiane Torres do. Importância Dos Jogos Como Metodologia Da Educação Inclusiva Na Escola Municipal Morro Encantado Em Cavalcante Goiás. 2015. 39 f. Monografia (Especialização) - Curso de Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar – Unb/Uab, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Ped, Universidade de Brasília Unb, Brasilia, 2015.

CECHIN, V. et al. Adaptação de jogos comerciais para a sala de aula.In: SIMPÓSIO BRASILEIROS DE GAMES–SBGAMES, 2012, Brasília. Anais. p. 184-187.

CHAGURI, Jonathas de Paula. O ENSINO DO ESPANHOL COM ATIVIDADES LÚDICAS PARA APRENDIZES BRASILEIROS. R e V I s T A X, [S. I.], v. 2, n. 0, p. 73-89, jan. 2009. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/LinguaEspanhola/artigos/4Chaguri.pdf. Acesso em: 14 set. 2021

GOUVÊA, Luanna Gomes de; SUART, Rita de Cássia. O jogo didático no desenvolvimento de habilidades cognitivas para os estudantes do ensino médio. Ciencia em Tela, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 1-9, 18 set. 2021.

KIYA, Marcia Cristina da Silveira. O uso de Jogos e de atividades lúdicas como recurso pedagógico facilitador da aprendizagem. Caderno Pedagógico- Governo do Estado do Paraná, 2014.

KRAUSE, João Carlos; FELBER, Denise; VENQUIARUTO, Luciana Dornelles. O uso de jogos digitais como ferramenta de auxílio para o ensino de Física. Revista Insignare Scientia-Ris, v. 1, n. 2, p. 1-25, 2018.

LARA, Isabel Cristina Machado de. Jogando com a Matemática de 5ª a 8ª série. São Paulo: Rêspel, 2004.

LYCEUM. Gamificação na Educação: tudo o que você precisa saber. Abr. 2019. Disponível em: https://blog.lyceum.com.br/o-que-e-gamificacao-na-educacao/. Acesso em: 18 set. 2021.

MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

SILVA, Eliane da; OLIVEIRA, Adriano José de; COUTINHO, Diógenes José Gusmão. A importância das tecnologias numa perspectiva de inclusão digital para a prática docente. Revista Insignare Scientia - Ris, v. 4, n. 1, p. 63-77, 2021.

SOARES, Marlon Herbert Flora Barbosa. Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: teoria, métodos e aplicações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 14, 2008. Curitiba: UFPR, 2008.

VALENTE, José Armando; MARTINS, Maria Cecília. Programa Um Computador por Aluno e a Formação de Professores das Escolas Vinculadas à Unicamp. Revista GEMInIS, v. 2, n. 1, p. 116-136, 11.
Publicado
23-06-2022
Como Citar
WENTZ, F. Aprendizagem e Inclusão na utilização do jogo Gartic no Ensino de Química. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 2, p. 204-220, 23 jun. 2022.