Possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil: uma experiência vivenciada no Curso Normal

  • Ana Laura Ortolan Corioni Universidade do Vale do Taquari – Univates
  • Jane Herber Universidade do Vale do Taquari – Univates
  • Vanessa Brandão de Vargas Universidade do Vale do Taquari – Univates
  • Eniz Conceição Oliveira Universidade do Vale do Taquari – Univates
Palavras-chave: ensino de ciência;, ensino médio normal;, atividades práticas;

Resumo

A formação de professores no Curso Normal visa habilitar profissionais éticos, pesquisadores e reflexivos, combinando aulas teóricas e práticas no ambiente de atuação do docente. Diante da lacuna observada, na área das Ciências da Natureza, quando se trata de objetos de conhecimento da Física e da Química na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considera-se imprescindível aprimorar a formação de professores do Curso Normal, tendo em vista que tais profissionais atuarão com os alunos das referidas etapas. Nesse sentido, o presente artigo busca socializar experiências realizadas no componente curricular Didática das Ciências da Natureza, a partir de atividades desenvolvidas com alunos de uma turma de segundo ano do Curso Normal de uma escola pública. Os alunos foram desafiados a organizarem experimentos para abordar conceitos das Ciências da Natureza na Educação Infantil, em formato de “Feirinha de Ciências”, online, visualizando formas de explorar Física e Química com as crianças. Como resultado, foram desenvolvidos vídeos com os experimentos e planos de aula abordando os conceitos em questão.

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Referências

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Publicado
23-06-2022
Como Citar
CORIONI, A.; HERBER, J.; DE VARGAS, V.; OLIVEIRA, E. Possibilidades para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil: uma experiência vivenciada no Curso Normal. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 2, p. 39-54, 23 jun. 2022.