Uso de simulações computacionais em aulas de Física: uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL)

Palavras-chave: Simulação computacional; Ensino de Física; PhET; Tinkercad.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender as potencialidades da utilização de simulações computacionais, descrevendo características apontadas a partir da análise de produções científicas que despertem o interesse do aluno e facilite o processo de aprendizagem no ensino de Física. Para tanto, foi utilizada uma metodologia fundamentada em uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), com abordagem qualitativa descritiva, a partir da leitura e consultas em artigos, dissertações e trabalhos publicados em anais de congressos. A coleta de dados foi realizada através do Portal Periódicos da CAPES e Google Acadêmico. O período de busca foi de 2015 a 2021. Para filtrar as pesquisas, foram utilizadas palavras-chave como: “Simulações computacionais - Ensino de Física” (145); “ Simulações computacionais “PhET - Ensino de Física” (05) e “Tinkercad - Ensino de Física” (47). Foi possível identificar 197 trabalhos iniciais, somente 19 representaram uma amostra significativa, porém apenas 10 publicações objetivaram mapear as intenções pedagógicas da pesquisa com trabalhos publicados dos últimos cinco anos. Conclui-se que as simulações virtuais podem ser uma alternativa para respeitar o ritmo de aprendizagem dos alunos, permitindo que estes consigam um feedback rápido e que possam avançar no processo de aprendizagem de acordo com o desenvolvimento das suas competências e habilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiana Maria dos Santos Silva, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará - IFCE

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), com ênfase em Ensino de Física. Possui especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2007). Graduada em Matemática e Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005). Professora de Física efetivada pelo concurso da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) de 2010. É Tecnóloga em Recursos Hídricos / Irrigação pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC (2004).

Mairton Cavalcante Romeu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Atualmente doutorando em Espectroscopia vibracional aplicada a Meteorítica no departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Engenharia de Teleinformática. Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece-2002), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2004) e Mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2007). Atua principalmente nos seguintes temas: Astrofísica experimental, Física experimental e Aplicada, Ensino de Física e de Astronomia.

Maria Cleide da Silva Barroso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE / Campus Maracanaú e Fortaleza.

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2017). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2009). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Pesquisadora Colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário IMO do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará UECE.  Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática MACIMAT/IFCE (acadêmico). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino/ curso de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino-IFCE (RENOEN). Coordena o grupo de estudos do IFCE intitulado: Trabalho, educação e as políticas de formação docente: uma análise no contexto do capitalismo contemporâneo. É Professora da Licenciatura em Química do IFCE. É diretora colegiado do sindicato SINDIFCE. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores; Educação e Marxismo; Construtivismo e Formação Docente; Professor e prática reflexiva; Educação Infantil; Avaliação de Sistema; Didática; História do curso de Pedagogia no Brasil e Estágio Supervisionado.

Publicado
13-08-2022
Como Citar
SILVA, C. M.; ROMEU, M.; BARROSO, M. C. Uso de simulações computacionais em aulas de Física: uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 3, p. 243-263, 13 ago. 2022.