Um diálogo entre a Filosofia e a Química: uma proposta didática para o ensino de atomística a partir do livro o Mundo de Sofia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i6.12384

Palavras-chave:

Filosofia da Química, O mundo de Sofia, Demócrito, Átomo, Ensino

Resumo

Pesquisas na área da filosofia da ciência tem evidenciado diversos obstáculos para que propostas de ensino sejam concretizadas. Diante deste cenário, o presente artigo pretende sugerir uma proposta de ensino sobre a filosofia da química para ser desenvolvida com alunos do 9.º Ano do Ensino Fundamental e 1.º Ano do Ensino Médio, tendo como ferramenta principal o livro o Mundo de Sofia. Para a construção do trabalho foi realizado um estudo bibliográfico, de caráter exploratório. O trabalho foi dividido em cinco sessões, onde a primeira conceitua e descreve como a filosofia da química tem sido construída; a segunda faz uma síntese do livro e destaca o capítulo principal a ser usado; a terceira descreve sobre quem foi Demócrito, considerado um grande filosofo e químico; a quarta explica sobre o seu conceito de atomística, e a última apresenta a proposta de ensino e como deve ser aplica. Por fim, conclui-se que a área da filosofia da química nos últimos anos vem ganhado destaque no campo da filosofia da ciência, e percebido também uma carência de pesquisas e propostas para o ensino, por ser um livro rico com bastante assuntos a serem analisados.

Downloads

Downloads

Publicado

07-10-2021

Edição

Seção

Propostas Didáticas

Como Citar

SANTOS FILHO, Antônio de Pádua Arruda dos; BARROSO, Maria Cleide da Silva; SAMPAIO, Caroline de Goes. Um diálogo entre a Filosofia e a Química: uma proposta didática para o ensino de atomística a partir do livro o Mundo de Sofia. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 6, p. 614–632, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12384. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12384. Acesso em: 1 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)