O uso de smartphones para o desenvolvimento de atividades experimentais no ensino de física
Resumo
O uso de smartphones como ferramentas experimentais oferecem uma versatilidade inspiradora para o Ensino de Física. Isso porque os sensores desses aparelhos fornecem várias possibilidades de medições. Com o objetivo de ratificar o uso de smartphones como ferramenta aliada ao processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Física, o trabalho consistiu no compartilhamento de uma experiência de uso de smartphones durante aulas de Física do Ensino médio, realizada com alunos de uma escola pública do Ceará. A metodologia consistiu inicialmente numa pesquisa sobre sensores que podem ser aplicados para medir grandezas físicas, seleção de experimentos, realização dos experimentos durante as aulas e análise dos resultados. A partir dos dados obtidos, foi possível observar que o uso do smartphone foi eficaz na simulação de experimentos, proporcionou uma participação ativa dos alunos e medidas que trouxeram uma maior convergência entre a teoria estudada e o cotidiano do aluno.
Palavras-chave: Práticas Laboratoriais. Experimentos de Física. Smartphones. Sensores.
Downloads
Copyright (c) 2022 Marília Marinho Ariston, Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso, Gilberto Dantas Saraiva, Antônio Joel Ramiro de Castro, Alessandra Alexandrino Aquino
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.