O uso de smartphones para o desenvolvimento de atividades experimentais no ensino de física

Autores

  • Marília Marinho Ariston
  • Alessandra Alexandrino Aquino UECE/Professora
  • Gilberto Dantas Saraiva UECE/Professor
  • Antônio Joel Ramiro de Castro UFCE/Professor
  • Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso UFRR/Professora https://orcid.org/0000-0002-2900-4967

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n3.12659

Palavras-chave:

Práticas Laboratoriais, Experimentos de Física, Smartphones, Sensores

Resumo

O uso de smartphones como ferramentas experimentais oferecem uma versatilidade inspiradora para o Ensino de Física. Isso porque os sensores desses aparelhos fornecem várias possibilidades de medições. Com o objetivo de ratificar o uso de smartphones como ferramenta aliada ao processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Física, o trabalho consistiu no compartilhamento de uma experiência de uso de smartphones durante aulas de Física do Ensino médio, realizada com alunos de uma escola pública do Ceará. A metodologia consistiu inicialmente numa pesquisa sobre sensores que podem ser aplicados para medir grandezas físicas, seleção de experimentos, realização dos experimentos durante as aulas e análise dos resultados. A partir dos dados obtidos, foi possível observar que o uso do smartphone foi eficaz na simulação de experimentos, proporcionou uma participação ativa dos alunos e medidas que trouxeram uma maior convergência entre a teoria estudada e o cotidiano do aluno.

Palavras-chave: Práticas Laboratoriais. Experimentos de Física. Smartphones. Sensores.

Downloads

Downloads

Publicado

13-08-2022

Como Citar

ARISTON, Marília Marinho; AQUINO, Alessandra Alexandrino; SARAIVA, Gilberto Dantas; CASTRO, Antônio Joel Ramiro de; VELOSO, Maria Sônia Silva de Oliveira. O uso de smartphones para o desenvolvimento de atividades experimentais no ensino de física. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 5, n. 3, p. 105–124, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n3.12659. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12659. Acesso em: 1 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)