O uso de smartphones para o desenvolvimento de atividades experimentais no ensino de física

  • Marília Marinho Ariston
  • Alessandra Alexandrino Aquino UECE/Professora
  • Gilberto Dantas Saraiva UECE/Professor
  • Antônio Joel Ramiro de Castro UFCE/Professor
  • Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso UFRR/Professora https://orcid.org/0000-0002-2900-4967
Palavras-chave: Práticas Laboratoriais, Experimentos de Física, Smartphones, Sensores

Resumo

O uso de smartphones como ferramentas experimentais oferecem uma versatilidade inspiradora para o Ensino de Física. Isso porque os sensores desses aparelhos fornecem várias possibilidades de medições. Com o objetivo de ratificar o uso de smartphones como ferramenta aliada ao processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Física, o trabalho consistiu no compartilhamento de uma experiência de uso de smartphones durante aulas de Física do Ensino médio, realizada com alunos de uma escola pública do Ceará. A metodologia consistiu inicialmente numa pesquisa sobre sensores que podem ser aplicados para medir grandezas físicas, seleção de experimentos, realização dos experimentos durante as aulas e análise dos resultados. A partir dos dados obtidos, foi possível observar que o uso do smartphone foi eficaz na simulação de experimentos, proporcionou uma participação ativa dos alunos e medidas que trouxeram uma maior convergência entre a teoria estudada e o cotidiano do aluno.

Palavras-chave: Práticas Laboratoriais. Experimentos de Física. Smartphones. Sensores.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
13-08-2022
Como Citar
ARISTON, M.; AQUINO, A.; SARAIVA, G.; CASTRO, A. J.; VELOSO, M. S. S. DE. O uso de smartphones para o desenvolvimento de atividades experimentais no ensino de física. Revista Insignare Scientia, v. 5, n. 3, p. 105-124, 13 ago. 2022.

Artigos mais lidos pelo(s) mesmo(s) autor(es)