A interdisciplinaridade e a investigação-ação na Rede Internacional de Investigação em Ensino de Ciências (RIEC)

Palavras-chave: Rede Internacional, Relato de experiência, Prática pedagógica

Resumo

A RIEC é uma rede de interação, formação de pesquisadores, compartilhamento e produção de pesquisas de Pós-Graduação com temáticas relacionadas ao Ensino de Ciências (EC). A interdisciplinaridade, como um desafio no EC, apresenta-se como uma possibilidade de ampliar os conhecimentos, promover diálogos, e parcerias por meio da interlocução com as outras áreas. Com isso, a presente pesquisa documental por meio da revisão integrativa, investiga os periódicos da RIEC procurou responder quantos estudos/práticas interdisciplinares estão presentes nas seções de relatos de experiencias/práticas pedagógicas dos periódicos da rede e quais desses estudos utilizaram a investigação-ação/pesquisa-ação para realizar reflexões sobre as ações docentes. O descritor utilizado foi “interdisciplinar”, no qual os critérios de inclusão do estudo são os artigos com experiências pedagógicas e/ou relatos de experiências. Encontramos 21 relatos, distribuídos entre 2011 a 2020 examinados pela análise de conteúdo. Assim, concluímos que 15 trabalhos interdisciplinares dos periódicos da RIEC utilizaram investigação-ação/pesquisa-ação para refletir sobre a atuação docente nos relatos de experiência, com sua maioria realizados com o uso dos diários de bordo como instrumento de auxílio da reflexão profissional docente. Portanto, a RIEC, por meio dos periódicos que abriga, está contribuindo para a promoção da interdisciplinaridade no currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Elizandra Lemke, Secretaria Municipal de Educação de Santo Ângelo

Mestre no Ensino de Ciências pela Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS)- Cerro Largo. Possui Especialização em Docência para o Ensino Superior pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA), graduação em Educação Física - Bacharelado pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2015) e graduação em Educação Física pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2012). Atualmente é professora Educação Física na rede municipal de ensino das cidades de Santo Ângelo-RS e Entre-ijuís. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em formação profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, interdisciplinariedade, formação profissional, ginástica, esporte e lazer e competências profissionais de formação de professores.

Neusa Maria John Scheid, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Possui doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001), graduação em Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1980), graduação em Licenciatura Plena Em Biologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1983). Realizou estágio Pós Doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa -Portugal, em 2014, com bolsa concedida pela CAPES. Atualmente é professora tempo integral na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - campus de Santo Ângelo na qual atua como docente na graduação, como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico.

Publicado
20-06-2021
Como Citar
LEMKE, C.; SCHEID, N. M. A interdisciplinaridade e a investigação-ação na Rede Internacional de Investigação em Ensino de Ciências (RIEC). Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 4, p. 270-291, 20 jun. 2021.