Os Documentos Curriculares Nacionais e o Ensino de Ciências e Biologia

Autores

  • Letícia Medeiros Larroyd Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leandro Duso Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n3.12387

Palavras-chave:

Currículo, Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

O modo como o currículo é construído mostra que tipo de estudante se quer formar. Por isso, a análise curricular pode evidenciar interesses da instituição que o constrói. É importante analisar e discutir os documentos curriculares nacionais porque eles representam a base legal para a construção dos currículos nacionais. O objetivo desse trabalho foi identificar e analisar os objetivos de ensino presentes em documentos curriculares nacionais – Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos Ensinos Fundamental e Médio – relacionados à área de Ensino de Ciências da Natureza e Biologia, através de uma pesquisa documental. Os PCN, tanto do ensino fundamental quanto do médio, trazem o “para quê” dos conteúdos, enquanto que a BNCC traz uma maior preocupação para com as competências e habilidades.

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Publicado

13-08-2022

Como Citar

LARROYD, Letícia Medeiros; DUSO, Leandro. Os Documentos Curriculares Nacionais e o Ensino de Ciências e Biologia. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 5, n. 3, p. 174–191, 2022. DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n3.12387. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12387. Acesso em: 1 abr. 2025.