Os Documentos Curriculares Nacionais e o Ensino de Ciências e Biologia
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n3.12387Palavras-chave:
Currículo, Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum CurricularResumo
O modo como o currículo é construído mostra que tipo de estudante se quer formar. Por isso, a análise curricular pode evidenciar interesses da instituição que o constrói. É importante analisar e discutir os documentos curriculares nacionais porque eles representam a base legal para a construção dos currículos nacionais. O objetivo desse trabalho foi identificar e analisar os objetivos de ensino presentes em documentos curriculares nacionais – Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos Ensinos Fundamental e Médio – relacionados à área de Ensino de Ciências da Natureza e Biologia, através de uma pesquisa documental. Os PCN, tanto do ensino fundamental quanto do médio, trazem o “para quê” dos conteúdos, enquanto que a BNCC traz uma maior preocupação para com as competências e habilidades.