Os Documentos Curriculares Nacionais e o Ensino de Ciências e Biologia

  • Letícia Medeiros Larroyd Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leandro Duso Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Currículo, Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

O modo como o currículo é construído mostra que tipo de estudante se quer formar. Por isso, a análise curricular pode evidenciar interesses da instituição que o constrói. É importante analisar e discutir os documentos curriculares nacionais porque eles representam a base legal para a construção dos currículos nacionais. O objetivo desse trabalho foi identificar e analisar os objetivos de ensino presentes em documentos curriculares nacionais – Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos Ensinos Fundamental e Médio – relacionados à área de Ensino de Ciências da Natureza e Biologia, através de uma pesquisa documental. Os PCN, tanto do ensino fundamental quanto do médio, trazem o “para quê” dos conteúdos, enquanto que a BNCC traz uma maior preocupação para com as competências e habilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
13-08-2022
Como Citar
LARROYD, L.; DUSO, L. Os Documentos Curriculares Nacionais e o Ensino de Ciências e Biologia. Revista Insignare Scientia, v. 5, n. 3, p. 174-191, 13 ago. 2022.