A Prática Docente na Educação Básica e as relações com a Educação CTS

Autores

  • Daiane Kist Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Sinara München Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12117

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Formação inicial e continuada, Reflexão sobre a prática

Resumo

Este artigo tem o objetivo de identificar e analisar como as pesquisas sobre Educação CTS propostas em teses e dissertações conduziram o desenvolvimento das práticas docentes. A abordagem metodológica é qualitativa, composta pela investigação de dissertações e teses da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologias), iniciando-se com uma busca temática das palavras-chaves “formação de professores”, “CTS” e “prática”. A análise foi realizada de acordo com as etapas da Análise Textual Discursiva. Este artigo estabelece discussões sobre a primeira categoria intermediária que emergiu durante a análise das teses e dissertações, denominada ‘desenvolvimento das práticas docentes na educação básica’. As reflexões realizadas no decorrer desta pesquisa apontam para o que precisa ser repensado e quais as possibilidades para a qualificação do processo de ensino e aprendizagem. Por fim, concluímos que a inserção dos pressupostos da educação CTS na prática docente ocorre de forma parcial, fato que demonstra a necessidade de serem criados programas de formação continuada voltados às inter-relações da educação CTS.

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Publicado

03-03-2021

Como Citar

KIST, Daiane; MÜNCHEN, Sinara. A Prática Docente na Educação Básica e as relações com a Educação CTS. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 4, n. 3, p. 129–144, 2021. DOI: 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12117. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12117. Acesso em: 1 abr. 2025.