A Prática Docente na Educação Básica e as relações com a Educação CTS
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12117Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Formação inicial e continuada, Reflexão sobre a práticaResumo
Este artigo tem o objetivo de identificar e analisar como as pesquisas sobre Educação CTS propostas em teses e dissertações conduziram o desenvolvimento das práticas docentes. A abordagem metodológica é qualitativa, composta pela investigação de dissertações e teses da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologias), iniciando-se com uma busca temática das palavras-chaves “formação de professores”, “CTS” e “prática”. A análise foi realizada de acordo com as etapas da Análise Textual Discursiva. Este artigo estabelece discussões sobre a primeira categoria intermediária que emergiu durante a análise das teses e dissertações, denominada ‘desenvolvimento das práticas docentes na educação básica’. As reflexões realizadas no decorrer desta pesquisa apontam para o que precisa ser repensado e quais as possibilidades para a qualificação do processo de ensino e aprendizagem. Por fim, concluímos que a inserção dos pressupostos da educação CTS na prática docente ocorre de forma parcial, fato que demonstra a necessidade de serem criados programas de formação continuada voltados às inter-relações da educação CTS.