A contextualização no ensino de ciências: reflexões a partir da Educação do Campo

  • Maiara Aparecida Ferreira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Sinara München Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Contextualização, Ciências da Natureza, Interdisciplinaridade

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar as relações entre a contextualização, o ensino de Ciências da Natureza e a Educação do Campo. A pesquisa tem abordagem qualitativa, de natureza exploratória e documental. O contexto de pesquisa foi uma escola pública localizada na zona urbana de um município da região Norte do Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados foram utilizados questionários específicos para os estudantes do Ensino Médio oriundos do campo, professores de Ciências da Natureza e Direção da escola. Os resultados se concentraram em duas categorias de análise: i) Contextualização e interdisciplinaridade no Ensino de Ciências; e, ii) Concepções sobre a Educação do Campo. Na categoria i) destaca-se que o contexto dos educandos é inserido nas aulas, porém com o intuito de exemplificação dos conteúdos, e não com objetivo de contextualizá-los. A categoria ii) aponta que os estudantes compreendem o ensino ofertado pelas escolas da cidade como melhor, e também indicam que a escola do campo tinha relação com a prática e as vivências campesinas. Este trabalho salienta a necessidade de ampliar estudos, formações e pesquisas que articulem a contextualização, o Ensino de Ciências e a Educação do Campo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maiara Aparecida Ferreira, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Interdisciplinar em Educação do Campo Ciências da Natureza e Mestranda no PPG em Educação Profissional na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim-RS.

Sinara München, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação em Ciências (UFSM), Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim-RS.

Publicado
20-11-2020
Como Citar
FERREIRA, M.; MÜNCHEN, S. A contextualização no ensino de ciências: reflexões a partir da Educação do Campo. Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 4, p. 380-399, 20 nov. 2020.