Os Desafios na Utilização do Laboratório de Ensino de Ciências pelos professores de Ciências da Natureza

  • Francisca Helen Cardoso Gonçalves Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ana Carolina Araújo da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Luisa Gomes de Almeida Vilardi Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Atividades Práticas e Experimentais, Ensino de Ciências da Natureza, Laboratório de Ciências

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender como o laboratório de ciências de uma escola estadual do Ceará vem sendo utilizado pelos professores de Ciências da Natureza. Os sujeitos da pesquisa são os professores que atuam nesse espaço da escola e membros do núcleo gestor – diretor e coordenadores escolares, por serem os representantes da comunidade escolar junto à Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Desta forma, recorremos à metodologia de pesquisa de cunho qualitativo, para identificar os desafios na utilização do Laboratório de Ensino de Ciências. Para contemplar o objetivo foram aplicados questionários aos professores e entrevistas aos membros núcleo gestor, para a identificação de possíveis obstáculos quanto à utilização do laboratório. Pela análise dos dados coletados, constatou-se que a estrutura do Laboratório de Ensino de Ciências da escola ainda encontra-se deficiente, mas em processo de revitalização, ainda que timidamente. No entanto, observou-se também que existe a necessidade de formação continuada relacionada às atividades práticas e experimentais, tanto para sensibilização, quanto para elaboração e realização destas atividades. Destarte, este estudo foi levado a efeito na escola em que a pesquisadora trabalha como professora de Física, tornando-se de considerável interesse para o aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLOSSER, Patrícia E. Matérias em pesquisa de Ensino de Física: o papel do laboratório no Ensino de Ciências. Caderno Catarinense de Ensino de Física. Florianópolis, 5 (2): p. 74-78, ago. 1988.
BOGDAN, Roberto C., BIKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação. Porto Editora, 1994.
BORGES, A. T.; novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Santa Catarina, v.19, n.13, p. 291-313, dez. 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais, Ensino Médio, 2000.
CACHAPUZ, A. et al. O Trabalho Experimental nas aulas de Física e Química: Uma perspectiva nacional. Gazeta de Física, Sociedade Portuguesa de Física, Lisboa – PT, vol. 12, Fasc. 2, pp 65-69, abr. 1989.
GALIAZZI, M. C. e GONÇALVES, F. P. A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na licenciatura em química. Quim. Nova, Vol. 27, No. 2, pp. 326-331, 2004.
GOUVEIA, RAIMUNDO VALCEMIR SABÓIA. As atividades práticas e experimentais no ensino de ciências da natureza no ensino médio em uma escola estadual do Amazonas. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. P. 92. 2017.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A.(org.) Vidas de professores. Portugal: Porto Editora, 2ª edição, 2000, p. 31-61.
LÜDKE, Menga, ANDRÉ, Marli E. D. A., Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
POSSOBOM, C. C. F.; OKADA, F. K.; DINIZ, R. E. S. Atividades práticas de laboratório no ensino de Biologia e de Ciências: relato de uma experiência. In: GARCIA, W. G.; GUEDES, A. M. (Orgs.). Núcleos de ensino. São Paulo: Unesp, Pró-Reitoria de Graduação, p. 113-123, 2003.
SOUSA, Mailma Vasconcelos de. História e memória de gestores e mais histórias de gestões do Heráclito, desde o ano letivo de 1968 ao letivo 2011. Retratos de Escola Pública: EEFM Heráclito de Castro e Silva. Fortaleza – CE, p. 51-61, 2017.
Publicado
24-08-2020
Como Citar
CARDOSO GONÇALVES, F.; SILVA, A. C.; VILARDI, L. Os Desafios na Utilização do Laboratório de Ensino de Ciências pelos professores de Ciências da Natureza. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 274-291, 24 ago. 2020.

Artigos mais lidos pelo(s) mesmo(s) autor(es)