Educação profissional e tecnológica: contribuições da pesquisa para a compreensão da constituição docente

  • Vidica Bianchi Bianchi
  • Adriano Ferreira da Silva Neto
  • wellington Nascimento Silva
  • Eva Teresinha de Oliveira Boff
Palavras-chave: currículo; constituição dos professores; prática pedagógica

Resumo

Este estudo teve por finalidade realizar um levantamento do tipo “estado da arte” de artigos publicados no site de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Profissionais de Ensino Superior (CAPES) entre 2017 a 2019. O objetivo é analisar o processo de constituição do professor, suas adversidades e desafios para atuar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), bem como investigar acerca do que vem sendo publicado em relação a temática currículo e formação de professores no contexto da educação profissional. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, cuja análise teve como base os argumentos de Moraes e Galiazzi (2007) sobre análise textual discursiva (ATD). Para a realização foram utilizados os descritores: “currículo” and “formação de professores” and “educação profissional”; “currículo” and “constituição do professor” and “educação profissional”; “currículo” and “docente da educação profissional”. Ao total, foram encontrados 657 artigos, no entanto, somente seis se aproximaram dos objetivos deste estudo e dos critérios estabelecidos. Os resultados da pesquisa mostram que a EPT tem se configurado como importante campo de pesquisa, e que existe um crescimento de produções acerca do assunto, no entanto, com poucos escritos no que se refere à constituição do professor da EPT.

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Biografia do Autor

Adriano Ferreira da Silva Neto

PEDAGOGO - Mestrando em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ-RS/UNIBALSAS

wellington Nascimento Silva

Graduado em Pedagogia-Licenciatura Plena e graduação Tecnológica em Gestão Empresarial. Mestrando em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ-RS/UNIBALSAS

Eva Teresinha de Oliveira Boff

Doutora em Educação, Professora do Departamento de Ciências da Vida e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí

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Publicado
18-12-2020
Como Citar
BIANCHI, V. B.; FERREIRA DA SILVA NETO, A.; NASCIMENTO SILVA, WELLINGTON; DE OLIVEIRA BOFF, E. Educação profissional e tecnológica: contribuições da pesquisa para a compreensão da constituição docente. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 5, p. 170-188, 18 dez. 2020.