Educação profissional e tecnológica: contribuições da pesquisa para a compreensão da constituição docente

  • Vidica Bianchi Bianchi
  • Adriano Ferreira da Silva Neto
  • wellington Nascimento Silva
  • Eva Teresinha de Oliveira Boff
Palavras-chave: currículo; constituição dos professores; prática pedagógica

Resumo

Este estudo teve por finalidade realizar um levantamento do tipo “estado da arte” de artigos publicados no site de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Profissionais de Ensino Superior (CAPES) entre 2017 a 2019. O objetivo é analisar o processo de constituição do professor, suas adversidades e desafios para atuar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), bem como investigar acerca do que vem sendo publicado em relação a temática currículo e formação de professores no contexto da educação profissional. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, cuja análise teve como base os argumentos de Moraes e Galiazzi (2007) sobre análise textual discursiva (ATD). Para a realização foram utilizados os descritores: “currículo” and “formação de professores” and “educação profissional”; “currículo” and “constituição do professor” and “educação profissional”; “currículo” and “docente da educação profissional”. Ao total, foram encontrados 657 artigos, no entanto, somente seis se aproximaram dos objetivos deste estudo e dos critérios estabelecidos. Os resultados da pesquisa mostram que a EPT tem se configurado como importante campo de pesquisa, e que existe um crescimento de produções acerca do assunto, no entanto, com poucos escritos no que se refere à constituição do professor da EPT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Ferreira da Silva Neto

PEDAGOGO - Mestrando em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ-RS/UNIBALSAS

wellington Nascimento Silva

Graduado em Pedagogia-Licenciatura Plena e graduação Tecnológica em Gestão Empresarial. Mestrando em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ-RS/UNIBALSAS

Eva Teresinha de Oliveira Boff

Doutora em Educação, Professora do Departamento de Ciências da Vida e do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí

Referências

APPLE, M. W.; BURAS, K. L. Currículo, poder e lutas educacionais: com a palavra, os subalternos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Brasília: Diário Oficial da União, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB Nº 6, de 20 de setembro de 2012 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: MEC, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Acesso em: 22 de dezembro de 2019.

CARVALHO, O. F. de; SOUZA, F. H. de M. Formação do docente da educação profissional e tecnológica no Brasil: um diálogo com as faculdades de educação e o curso de pedagogia, Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, nº. 128, p. 629-982, jul./set., 2014.

CRUZ, G. B. da. Ensino da Didática e Aprendizagem da Docência na Formação Inicial de Professores. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1166-1195, out./dez. 2017.

COCHRAN-SMITH, M. A tale of two teachers: Learning of teach over time. In: Kappa Delta pi Record, july-sept, 2012. p. 108-122.

FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educ. Soc. [online], v. 23, n.79, p. 257-272, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

GUEDES, I. A. C. SANCHEZ, L. B. A Formação Docente para a Educação Profissional Técnica e sua Influência na Atuação dos Professores do Instituto Federal do Amapá – campus Macapá: um estudo de caso. Holos, ano 33, vol. 07, p. 238-252, out.2017.
HADDAD, S. Juventude e escolarização: uma análise da produção de conhecimentos. Brasília, DF: MEC/ Inep/ Comped, 2002. (Estado do Conhecimento n. 8).

KIEREPKA, J. S. N.; ZANON, L. B. Problematização e reconhecimento de teorias e práticas de professores em formação para o ensino de Ciências com foco no educar pela pesquisa. Revista Insignare Scientia, v. 2, n. 1, 20p., jan./abr. 2019.

LIMA, F. J. de. Por que Ensino como Ensino? Contextos e Narrativas da Trajetória de um Professor Formador de Professores. Holos, ano 34, v. 02, p. 259-275, fev.2018.

MACHADO, L. R. de S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 1, p. 8-22, 2008.

MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: UNIJUÍ, 2007.

MOURA, D. H. PROEJA: Formação técnica integrada ao Ensino Médio. Ministério da Educação: Brasília, 2006. Recuperado em 10 agosto 2012, de http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/boletim_salto16.pdf. Acesso em 10 de junho de 2019.

OLIVEIRA J. A.; SILVA Y. F. O. Perfil e percepções sobre a prática pedagógica do professor bacharel na educação profissional. Holos, ano 34, v. 03, p. 348-366, jul. 2018.

OLIVEIRA R.; SALES, M. A formação docente na educação profissional E Tecnológica: Provocações e Dilemas. Anais... CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, XII, 2015.

PINTO, F. de C.; FONSECA, L. E. G. O currículo oculto e sua importância na formação cognitiva e social do aluno. Projeção e Docência, ano 01, v. 8, n. 1, p. 59-66, 2017.

PIVETTA, H. M. F. Concepções de formação e docência dos professores do curso de fisioterapia do Centro Universitário Franciscano. Dissertação de mestrado, Universidade de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil, 2006.

RIBEIRO, J. A. R. et al. Questões que permeiam a formação de professores na educação profissional técnica de nível médio. Revista Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 3, p. 97-110, set./dez. 2011.

RICHIT, A; HUPALO, L. Formação de professores na Educação Profissional: uma análise sobre a dimensão pedagógica. Conjectura: Filosofia e Educação, v. 24, p. 27-56, 2019.

SHULMAN, L. S. Research on teaching: a historical and personal perspective. In: SHULMAN, L. S. The wisdom of practice: essays on teaching learning, and learning to teach. San Francisco: Jossey-Bass, 2004. p. 364-381.

SOUZA, T. R. A.; SOUZA, J. F. Formação profissional e perfil docente da educação profissional e tecnológica: um estudo no IFTM – Campus Paracatu. Holos, v. 3, ano 34, p. 303-3014, 2018.
.
SACRISTÁN, G. J. El currículum como estudio del contenido de la enseñanza. In. SACRISTÁN, G. J. et al. Ensayos sobre el currículum: Teoría e Prática. São Paulo: Cortez: Ediciones Morata, Madrid, p.29-62, 2017.

SANTOS, C. B. C. DOS; QUADROS, C. Formação docente e reprodução de práticas: Percepções de Egressos de um Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica. Contexto e Educação, ano 34, n. 107, jan./abr. 2019.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes. 2012.

VIEIRA, M. M. M. Formação de Professores da Educação Profissional: Análise de Produções Acadêmicas, Holos, ano 34, v. 02, p. 243-258, fev. 2018.
Publicado
18-12-2020
Como Citar
BIANCHI, V. B.; FERREIRA DA SILVA NETO, A.; NASCIMENTO SILVA, WELLINGTON; DE OLIVEIRA BOFF, E. Educação profissional e tecnológica: contribuições da pesquisa para a compreensão da constituição docente. Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 5, p. 170-188, 18 dez. 2020.