A relação da afetividade professor/aluno no processo de ensino-aprendizagem

Palavras-chave: Afeto; Ensino-aprendizagem; Relacionamento-interpessoal.

Resumo

A relação interpessoal e a afetividade são fatores fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de um ser humano. Com o objetivo de verificar a compreensão de professores e alunos sobre a afetividade e a relação desta com o processo de ensino-aprendizagem, efetuou-se um estudo de natureza qualitativa, recorreu as considerações de professores e alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Uruguaiana/RS sobre a temática. Com relação aos instrumentos utilizados, para os professores foi aplicado um questionário adaptado com questões sobre o perfil destes, bem como perguntas ligadas à afetividade no processo de ensino-aprendizagem. Quanto aos alunos do 9º ano, foi aplicado um questionário com dados sobre o tempo em que estuda na escola e uma questão sobre “Qual a disciplina que mais gosta e por quê?”, ainda, foi realizado um grupo focal com as duas turmas do 9°ano do ensino fundamental participantes do estudo. Como resultados pode-se observar que na relação professor/aluno, a afetividade é de suma importância em sala de aula onde o professor torna-se mediador entre essa interação de razão e emoção. Percebeu-se que uma relação de maior afetividade e diálogo entre professor/aluno acaba por tornar a aprendizagem mais significativa.

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Biografia do Autor

Laura Helena Osorio Veloso, Veloso L., Universidade Federal do Pampa

Licenciatura em Educação Física - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - campus Uruguaiana. Bolsista do programa Residencia Pedagógica - Núcleo Educação Física.

Renata Godinho Soares, Soares RG, Universidade Federal do Pampa

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e especialista em Atividade Física e Saúde pela Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF), UNIPAMPA-Uruguaiana. Licenciada em Educação Física pela Universidade da Região da Campanha - Campus Alegrete. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em esportes, recreação e saúde. Tem interesse na área de Atividade Física e Saúde, Processos de Ensino-Aprendizagem e Formação de Professores.

Jaqueline Copetti, Universidade Federal do Pampa

Professora do Magistério Superior da Universidade Federal do Pampa, lotada no Campus Uruguaiana, atuando no Curso de Licenciatura em Educação Física e como Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores - GEPEF. Trabalha com as áreas de Educação Física escolar, Educação e Saúde, Formação de Professores e Ensino.

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Publicado
18-12-2020
Como Citar
OSORIO VELOSO, L.; SOARES, R.; COPETTI, J. A relação da afetividade professor/aluno no processo de ensino-aprendizagem. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 5, p. 60-76, 18 dez. 2020.