Célula e Inclusão Escolar: Propostas Didáticas para alunos com Deficiência Visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i1.11255

Resumo

A citologia é um conteúdo dentre os mais abstratos da biologia. A referência a micrografias e fotografias é recorrente no ensino deste conteúdo. Vislumbrando o processo de inclusão de alunos deficientes visuais, este trabalho traz propostas de atividades que promovam o ensino de citologia de uma forma diferenciada, com a utilização de uma modelo celular didático artesanal e aulas dialogadas. Neste trabalho são propostas quatro atividades que envolvem o ensino de citologia direta ou indiretamente. O potencial destas atividades para promover a inclusão se fundamenta no modelo utilizado, que tem estímulo tátil/visual e nas características específicas que ele possui. Destacamos aqui a preocupação com o ensino de ciências no cenário inclusivo, especialmente nos conteúdo mais abstratos, que demandam uma combinação de recursos para que promova não só a inclusão, mas que facilite o aprendizado de todos os alunos.

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Publicado

04-06-2020

Edição

Seção

Propostas Didáticas

Como Citar

DE SOUZA, Edilaine Morais; MESSEDER, Jorge Cardoso. Célula e Inclusão Escolar: Propostas Didáticas para alunos com Deficiência Visual. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 1, p. 376–393, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i1.11255. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11255. Acesso em: 30 mar. 2025.