Célula e Inclusão Escolar: Propostas Didáticas para alunos com Deficiência Visual

Resumo

A citologia é um conteúdo dentre os mais abstratos da biologia. A referência a micrografias e fotografias é recorrente no ensino deste conteúdo. Vislumbrando o processo de inclusão de alunos deficientes visuais, este trabalho traz propostas de atividades que promovam o ensino de citologia de uma forma diferenciada, com a utilização de uma modelo celular didático artesanal e aulas dialogadas. Neste trabalho são propostas quatro atividades que envolvem o ensino de citologia direta ou indiretamente. O potencial destas atividades para promover a inclusão se fundamenta no modelo utilizado, que tem estímulo tátil/visual e nas características específicas que ele possui. Destacamos aqui a preocupação com o ensino de ciências no cenário inclusivo, especialmente nos conteúdo mais abstratos, que demandam uma combinação de recursos para que promova não só a inclusão, mas que facilite o aprendizado de todos os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
04-06-2020
Como Citar
DE SOUZA, E.; MESSEDER, J. Célula e Inclusão Escolar: Propostas Didáticas para alunos com Deficiência Visual. Revista Insignare Scientia, v. 3, n. 1, p. 376-393, 4 jun. 2020.
Seção
Propostas Didáticas