Célula e Inclusão Escolar: Propostas Didáticas para alunos com Deficiência Visual
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i1.11255Resumo
A citologia é um conteúdo dentre os mais abstratos da biologia. A referência a micrografias e fotografias é recorrente no ensino deste conteúdo. Vislumbrando o processo de inclusão de alunos deficientes visuais, este trabalho traz propostas de atividades que promovam o ensino de citologia de uma forma diferenciada, com a utilização de uma modelo celular didático artesanal e aulas dialogadas. Neste trabalho são propostas quatro atividades que envolvem o ensino de citologia direta ou indiretamente. O potencial destas atividades para promover a inclusão se fundamenta no modelo utilizado, que tem estímulo tátil/visual e nas características específicas que ele possui. Destacamos aqui a preocupação com o ensino de ciências no cenário inclusivo, especialmente nos conteúdo mais abstratos, que demandam uma combinação de recursos para que promova não só a inclusão, mas que facilite o aprendizado de todos os alunos.