A metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez como proposta de ensino de Polímeros

  • Lidiane Janaiara Carvalho Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Jorge Cardoso Messeder Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-7396-1596
Palavras-chave: Ensino de Química, Polímeros, Meio Ambiente, Arco de Maguerez, Metodologia da Problematização

Resumo

A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez é uma das metodologias ativas da aprendizagem que tem se mostrado capaz de alcançar as pretensões propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tais recomendações englobam um ensino em que os alunos são guiados a problematizarem suas realidades, a fim de desenvolver diversas habilidades, tais como o pensamento crítico e participativo, que possibilita uma educação integrada e contextualizada. Este artigo traz uma proposta de sequência didática em que se utiliza a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, voltada para o ensino de química, integrando as temáticas polímeros e meio ambiente. Buscou-se desenvolver diversas atividades didáticas, focadas no estudo e na busca de soluções para problemas encontrados na realidade, contemplando todas as etapas do Arco de Maguerez. Discutiu-se cada uma das etapas de acordo com a literatura especializada. Espera-se que este trabalho sirva como meio facilitador para aqueles que pretendem trabalhar com esta metodologia no ensino de química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Janaiara Carvalho Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

 

 

Publicado
28-12-2023
Como Citar
NASCIMENTO, L.; MESSEDER, J. A metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez como proposta de ensino de Polímeros. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 6, n. 6, p. 830-850, 28 dez. 2023.
Seção
Propostas Didáticas