Concepções e Expectativas de Alunos na Educação de Jovens e Adultos acerca do Ensino de Ciências: Um Estudo Investigativo

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Juvenilização; Ensino de Ciências; Relação dialógica.

Resumo

Este estudo apresenta o relato de uma pesquisa realizada em uma escola municipal do Rio de Janeiro sobre as expectativas e concepções dos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) utilizando o ensino de ciências como viés investigativo. Foi realizada uma entrevista que coletou dados sobre a percepção dos alunos sobre o ensino de ciências e uma roda de conversa onde se buscou ampliar as concepções identificadas na entrevista. Este estudo contou com o contributo de autores como Pozo e Gómez Crespo (2009), Freire (2005), Bizzo (2012) e outros, para subsidiar a análise dos dados e a compreensão dos processos identificados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Cordeiro Vasques, IFRJ/PROPEC

Pedagoga. Mestranda em Ensino de Ciências (PROPEC-IFRJ).

Publicado
25-08-2020
Como Citar
VASQUES, C.; MESSEDER, J. Concepções e Expectativas de Alunos na Educação de Jovens e Adultos acerca do Ensino de Ciências: Um Estudo Investigativo. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 521-538, 25 ago. 2020.
Seção
Relatos de Experiências