Concepções e Expectativas de Alunos na Educação de Jovens e Adultos acerca do Ensino de Ciências: Um Estudo Investigativo
DOI:
https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i2.11286Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos; Juvenilização; Ensino de Ciências; Relação dialógica.Resumo
Este estudo apresenta o relato de uma pesquisa realizada em uma escola municipal do Rio de Janeiro sobre as expectativas e concepções dos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) utilizando o ensino de ciências como viés investigativo. Foi realizada uma entrevista que coletou dados sobre a percepção dos alunos sobre o ensino de ciências e uma roda de conversa onde se buscou ampliar as concepções identificadas na entrevista. Este estudo contou com o contributo de autores como Pozo e Gómez Crespo (2009), Freire (2005), Bizzo (2012) e outros, para subsidiar a análise dos dados e a compreensão dos processos identificados.