Concepções e Expectativas de Alunos na Educação de Jovens e Adultos acerca do Ensino de Ciências: Um Estudo Investigativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i2.11286

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos; Juvenilização; Ensino de Ciências; Relação dialógica.

Resumo

Este estudo apresenta o relato de uma pesquisa realizada em uma escola municipal do Rio de Janeiro sobre as expectativas e concepções dos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) utilizando o ensino de ciências como viés investigativo. Foi realizada uma entrevista que coletou dados sobre a percepção dos alunos sobre o ensino de ciências e uma roda de conversa onde se buscou ampliar as concepções identificadas na entrevista. Este estudo contou com o contributo de autores como Pozo e Gómez Crespo (2009), Freire (2005), Bizzo (2012) e outros, para subsidiar a análise dos dados e a compreensão dos processos identificados.

Downloads

Biografia do Autor

  • Cristiane Cordeiro Vasques, IFRJ/PROPEC

    Pedagoga. Mestranda em Ensino de Ciências (PROPEC-IFRJ).

Downloads

Publicado

25-08-2020

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

VASQUES, Cristiane Cordeiro; MESSEDER, Jorge Cardoso. Concepções e Expectativas de Alunos na Educação de Jovens e Adultos acerca do Ensino de Ciências: Um Estudo Investigativo. Revista Insignare Scientia - RIS, Brasil, v. 3, n. 2, p. 521–538, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11286. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11286. Acesso em: 1 abr. 2025.