Diários Reflexivos: definições e referenciais norteadores

Autores

  • Camila Boszko Universidade de Passo Fundo
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo – Passo Fundo – RS

DOI:

https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i2.11135

Palavras-chave:

narrativas reflexivas, escrita narrativa, tipos de diários

Resumo

O presente artigo, que parte de uma breve contextualização sobre o potencial formativo dos diários reflexivos, tem por objetivo apresentar uma definição dos principais tipos de diários utilizados nas pesquisas educacionais recentes. Para tanto, analisaram-se terminologias e referências teóricos, de modo a trazer uma breve definição do termo e o objetivo central do instrumento a partir de sua perspectiva teórica. Como resultado apontamos a nebulosidade na definição de termos e teorias nas pesquisas na área educacional, bem como salientamos a importância da definição crítica dos termos do instrumento a ser utilizado de modo que este faça jus ao objetivo almejado para com a utilização do mesmo.

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Biografia do Autor

  • Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo – Passo Fundo – RS
    Curso de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil

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Publicado

24-08-2020

Como Citar

Diários Reflexivos: definições e referenciais norteadores. Revista Insignare Scientia - RIS, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 18–35, 2020. DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11135. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11135. Acesso em: 1 mar. 2025.