Diários Reflexivos: definições e referenciais norteadores

  • Camila Boszko Universidade de Passo Fundo
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo – Passo Fundo – RS

Abstract

O presente artigo, que parte de uma breve contextualização sobre o potencial formativo dos diários reflexivos, tem por objetivo apresentar uma definição dos principais tipos de diários utilizados nas pesquisas educacionais recentes. Para tanto, analisaram-se terminologias e referências teóricos, de modo a trazer uma breve definição do termo e o objetivo central do instrumento a partir de sua perspectiva teórica. Como resultado apontamos a nebulosidade na definição de termos e teorias nas pesquisas na área educacional, bem como salientamos a importância da definição crítica dos termos do instrumento a ser utilizado de modo que este faça jus ao objetivo almejado para com a utilização do mesmo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo – Passo Fundo – RS
Curso de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
Published
24-08-2020
How to Cite
BOSZKO, C.; WERNER DA ROSA, C. T. Diários Reflexivos: definições e referenciais norteadores. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 18-35, 24 ago. 2020.