Os três momentos pedagógicos e a interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da Natureza: análise de um curso de formação continuada
Resumo
O presente trabalho relata uma investigação que teve por objetivo analisar que medida uma proposta de ensino interdisciplinar, ministrada em um curso de formação continuada de professores, contribui para sua estruturação e implementação no contexto escolar. Tal proposta de ensino, assim como a do curso ministrado, foi elaborada seguindo os Três Momentos Pedagógicos (3MP) (DELIZOICOV; ANGOTTI, 1991) e aplicada a professores de Química, Física e Biologia. O curso de formação teve a duração de dezesseis horas/aula e discutiu o entendimento de um ensino interdisciplinar e estruturado nos 3MP. Além disso, oportunizou a elaboração de uma atividade interdisciplinar envolvendo o tema “calor” para as disciplinas de Física, Química e Biologia da segunda série do ensino médio. A avaliação do estudo buscou, no relato das professoras participantes, analisar a pertinência do proposto no curso, estabelecendo quatro categorias de análise: “Compreensão sobre interdisciplinaridade”, “Conhecimento sobre o uso de temas”, “O conceito de calor e o trabalho pedagógico” e “Dificuldades e potencialidades na realização de um trabalho interdisciplinar”. Os resultados apontaram que as atividades integradas podem resultar em aproximações entre os professores e, com isso, proporcionar mudança de postura e atitude não apenas nos relacionamentos interpessoais, mas também em relação ao fazer pedagógico.
Downloads
Copyright (c) 2020 Aline - Locatelli, Eva Rita Machado Ferreira Crestani, Cleci Teresinha Werner da Rosa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.