Análise bibliométrica da produção científica nas bases de dados Scopus e Web of Science sobre Aprendizagem Significativa

  • Antonio Vanderlei dos Santos Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/URI – Santo Ângelo – RS
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo – Passo Fundo – RS
  • Patrick Killian Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/URI – Santo Ângelo – RS
Palavras-chave: Pesquisa bibliométrica, Base de dados, Revisão de literatura

Resumo

Na área do ensino, percebemos poucas discussões sobre a forma como trabalhos científicos são selecionados para serem citados pelos autores, pelo menos sob o ponto de vista de um estudo quantitativo que leve a um cruzamento de informações, possibilitando localizar os trabalhos mais expressivos na área cujos parâmetros são definidos previamente pelo pesquisador. O presente texto tem por objetivo apresentar uma possibilidade para realizar essa busca, especialmente em banco de dados internacionais, de forma a identificar quais os autores e produções são mais relevantes para o estudo em desenvolvimento. Para isso, recorremos a um estudo do tipo bibliométrico, apontando alternativas para qualificar esse processo de localização dos trabalhos. Como exemplo de operacionalização deste estudo, procedemos uma busca em duas bases de dados (Scopus e Web of Science) e em três idiomas e considerando o tema “Aprendizagem Significativa”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Vanderlei dos Santos, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/URI – Santo Ângelo – RS

Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Santo Ângelo – RS

http://orcid.org/0000-0002-6015-4218

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo – Passo Fundo – RS

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Programa de Pós-Graduação em Educação

Universidade de Passo Fundo – Passo Fundo – RS

http://orcid.org/0000-0001-9933-8834 

Patrick Killian, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/URI – Santo Ângelo – RS

 

Curso de Ciência da Computação

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Santo Ângelo – RS

http://orcid.org/0000-0003-0736-1020

Publicado
25-08-2020
Como Citar
SANTOS, A.; WERNER DA ROSA, C. T.; KILLIAN, P. Análise bibliométrica da produção científica nas bases de dados Scopus e Web of Science sobre Aprendizagem Significativa. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 2, p. 443-459, 25 ago. 2020.