A LEITURA DE TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA

  • Jonatan Josias Zismann Universidade Federal da Fronteira Sul Cerro Largo
  • Judite Scherer Wenzel UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - CAMPUS CERRO LARGO https://orcid.org/0000-0002-6601-2990
  • Sabrina Back UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - CAMPUS CERRO LARGO

Resumo

A presente proposta didática contempla uma prática de leitura vivenciada numa aula de Química do Ensino Médio. Para tanto fez-se uso de texto de divulgação científica devido a sua forma de linguagem ser mais acessível aos estudantes. Apresentamos a prática da leitura em uma turma que contemplou o conteúdo de cinética química. Os alunos foram divididos em grupos para a realização da leitura, posteriormente realizou-se uma escrita por meio de respostas à perguntas e, um diálogo acerca do TDC. Os resultados apresentados indiciam que a leitura oportunizou uma apropriação da linguagem química e otimizou as relações do conteúdo químico e o cotidiano, o que qualifica os sentidos atribuídos ao aprender cinética química.

Publicado
20-05-2019
Como Citar
ZISMANN, J.; WENZEL, J.; BACK, S. A LEITURA DE TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 1, p. 127-137, 20 maio 2019.
Seção
Propostas didáticas