Ensinar a prática da Pesquisa na Formação Inicial de Professores: uma vivência formativa

  • Judite Scherer Wenzel Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Escrita; Leitura; Educar pela Pesquisa; Mediação

Resumo

O presente relato contempla um diálogo acerca do ensinar a pesquisa num Curso de Licenciatura em Química da região Sul do País. Retrata aspectos da vivência como professora num Componente Curricular cujo objetivo principal consiste em iniciar os licenciandos na prática da pesquisa por meio da elaboração de um projeto de  pesquisa e escrita de artigo. Visando qualificar a compreensão acerca dos modos de inserção da pesquisa na formação inicial de professores o diálogo teórico traz pesquisadores da área que tem defendido essa inserção como modo de qualificar a formação do professor e a prática pedagógica. No relato estão apresentados os  modos de abordagens destinadas ao ensino da pesquisa e os resultados indicam a importância de tal espaço formativo como modo de qualificar a prática da escrita, da fala e da leitura por meio das vivências formativas nesse Componente Curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
21-11-2019
Como Citar
WENZEL, J. Ensinar a prática da Pesquisa na Formação Inicial de Professores: uma vivência formativa. Revista Insignare Scientia, v. 2, n. 3, p. 182-190, 21 nov. 2019.