As transcrições de Narciso Garay e a construção de uma paisagem musical panamenha no século XX
DOI:
https://doi.org/10.36661/2238-9717.2023n41.13182Palavras-chave:
Narciso Garay, Nacionalismo musical, Compositores panamenhosResumo
Narciso Garay publicou Tradiciones y cantares de Panamá em 1930, que contém numerosas transcrições de música tradicional que o autor compilou durante cinco anos de viagens por todo o território panamenho como parte de um esforço de construção de identidade. Os compositores panamenhos Alberto Galimany, Roque Cordero e Eduardo Charpentier participaram num processo de resignificação desse esforço através de citações das transcrições de Garay e criaram obras em diversos estilos em que recontextualizam a música recolhida por Garay. Neste estudo analisamos as citações musicais destes compositores a partir da perspectiva da forja consciente de identidades e do "Panamá imaginado" de Garay durante as primeiras décadas da república e a influência que este repertório teve na construção de uma paisagem musical "panamenha" no imaginário colectivo das gerações seguintes de compositores.