As transcrições de Narciso Garay e a construção de uma paisagem musical panamenha no século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2023n41.13182

Palavras-chave:

Narciso Garay, Nacionalismo musical, Compositores panamenhos

Resumo

Narciso Garay publicou Tradiciones y cantares de Panamá em 1930, que contém numerosas transcrições de música tradicional que o autor compilou durante cinco anos de viagens por todo o território panamenho como parte de um esforço de construção de identidade. Os compositores panamenhos Alberto Galimany, Roque Cordero e Eduardo Charpentier participaram num processo de resignificação desse esforço através de citações das transcrições de Garay e criaram obras em diversos estilos em que recontextualizam a música recolhida por Garay. Neste estudo analisamos as citações musicais destes compositores a partir da perspectiva da forja consciente de identidades e do "Panamá imaginado" de Garay durante as primeiras décadas da república e a influência que este repertório teve na construção de uma paisagem musical "panamenha" no imaginário colectivo das gerações seguintes de compositores.

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Publicado

24-01-2023

Como Citar

ROBLES, Samuel. As transcrições de Narciso Garay e a construção de uma paisagem musical panamenha no século XX. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 41, p. 240–276, 2023. DOI: 10.36661/2238-9717.2023n41.13182. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/13182. Acesso em: 30 abr. 2025.