Mídias corporativas e sociais entre práticas e discursos

trabalhadores juvenis e fast-foods

  • Antero M. D. Reis Universidade de São Paulo – USP
Palavras-chave: Mídia corporativa, Trabalhadores juvenis, Fast-foods

Resumo

Este artigo busca problematizar questões relativas ao processo de comunicação interna das corporações de fast-foods, tanto entre seus trabalhadores e trabalhadoras juvenis por meio das redes sociais, quanto em estratégias promovidas pelas empresas para motivarem seus empregados frente à hierarquia e aos baixos salários. Analisamos parte desta complexa linguagem midiática corporativa utilizando como fontes historiográficas sites, revistas empresariais, e folders de programas de incentivo e competição. Esta leitura permitiu-nos entender um pouco melhor as formas pelas quais se engendram as relações de trabalho nestes restaurantes. É fundamental observar que este modelo racionalizado dos fast-foods é transnacional, servindo-nos de exemplo heurístico do capitalismo mundializado no tempo presente.

Palavras-chave: mídia corporativa, trabalhadores juvenis, fast-foods.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antero M. D. Reis, Universidade de São Paulo – USP

Doutorando em História Econômica na Universidade de São Paulo – USP.

Publicado
06-06-2013
Como Citar
REIS, A. Mídias corporativas e sociais entre práticas e discursos. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 21, p. 48-65, 6 jun. 2013.