Mídias corporativas e sociais entre práticas e discursos

trabalhadores juvenis e fast-foods

Autores

  • Antero M. D. Reis Universidade de São Paulo – USP

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2013n21.8128

Palavras-chave:

Mídia corporativa, Trabalhadores juvenis, Fast-foods

Resumo

Este artigo busca problematizar questões relativas ao processo de comunicação interna das corporações de fast-foods, tanto entre seus trabalhadores e trabalhadoras juvenis por meio das redes sociais, quanto em estratégias promovidas pelas empresas para motivarem seus empregados frente à hierarquia e aos baixos salários. Analisamos parte desta complexa linguagem midiática corporativa utilizando como fontes historiográficas sites, revistas empresariais, e folders de programas de incentivo e competição. Esta leitura permitiu-nos entender um pouco melhor as formas pelas quais se engendram as relações de trabalho nestes restaurantes. É fundamental observar que este modelo racionalizado dos fast-foods é transnacional, servindo-nos de exemplo heurístico do capitalismo mundializado no tempo presente.

Palavras-chave: mídia corporativa, trabalhadores juvenis, fast-foods.

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Biografia do Autor

  • Antero M. D. Reis, Universidade de São Paulo – USP

    Doutorando em História Econômica na Universidade de São Paulo – USP.

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Publicado

06-06-2013

Como Citar

REIS, Antero M. D. Mídias corporativas e sociais entre práticas e discursos: trabalhadores juvenis e fast-foods. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 21, p. 48–65, 2013. DOI: 10.36661/2238-9717.2013n21.8128. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/8128. Acesso em: 7 mar. 2025.