Ciência e Natureza nas páginas da Revista da Escola de Engenharia de Porto Alegre (1914- 1930)

  • Fabiano Quadros Rückert Rede Municipal de São Leopoldo RS

Resumo

Nas primeiras décadas da República a Escola de Engenharia de Porto Alegre foi um importante núcleo de produção e difusão da Ciência no sul do Brasil. A partir de 1914, esta instituição passou a publicar a Revista EGATEA divulgando diferentes tipos de pesquisas e registrando nas suas páginas elementos do discurso científico da sua época. A proposta principal deste artigo consiste em explorar o potencial da Revista EGATEA como fonte documental para o estudo da História Ambiental, articulando o binômio Ciência/Natureza. A primeira parte do artigo aborda as relações entre a Escola de Engenharia de Porto Alegre e o governo do Partido Republicano RioGrandense e oferece subsídios para compreensão do perfil editorial da EGATEA; a segunda destaca questões referentes ao uso da Ciência para exploração da Natureza; e a terceira parte contempla matérias sobre o processo de modernização das atividades agrárias no Rio Grande do Sul da Primeira República. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Quadros Rückert, Rede Municipal de São Leopoldo RS

 Doutorando em História pelo PPGH da UNISINOS. Bolsista CAPES – PROSUP. Membro do GT de História Ambiental da ANPUH-RS. Professor da Rede Municipal de São Leopoldo RS

Publicado
06-06-2018
Como Citar
RÜCKERT, F. Ciência e Natureza nas páginas da Revista da Escola de Engenharia de Porto Alegre (1914- 1930). Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 23, p. 216, 6 jun. 2018.