Discussões acerca da necessidade de instalação de colônias agrícolas no sul de Mato Grosso (1889-1920)

  • Vinicius Rajão da Fonseca Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Palavras-chave: Colonização, discurso, Mato Grosso

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fazer uma discussão entre a configuração da fronteira no sul de Mato Grosso nas décadas finais do século XIX e os discursos sobre a necessidade da colonização do estado, através da instalação de núcleos coloniais agrícolas. Essa análise foi feita com base na colônia de Terenos, a primeira experiência de colonização pública no estado. Para tanto, utilizaremos como fonte os relatórios de presidente de estado e intendência. A partir da análise, podemos perceber que ao longo do período citado, os governantes mato-grossenses criaram um discurso acerca da indispensabilidade de colonizar o território, baseando-se em argumentos como a deficiência das vias de comunicação, pequena produção agrícola, entre outros fatores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Rajão da Fonseca, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Licenciado em História pela Universidade Federal de Mato Groso do Sul (UFMS) e mestrando em História, Poder e Práticas Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Marechal Cândido Rondon.

Publicado
06-06-2018
Como Citar
FONSECA, V. Discussões acerca da necessidade de instalação de colônias agrícolas no sul de Mato Grosso (1889-1920). Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 23, p. 145, 6 jun. 2018.