História Ambiental do(s) Agreste(s) de Pernambuco

As ações humanas no ambiente natural sob a ótica dos indígenas e dos estudos acadêmicos (Séculos XIX - XX)

  • Edmundo Monte História da Universidade Federal do Acre (UFAC)
Palavras-chave: História Ambiental, Agreste, índios Xukuru do Ororubá

Resumo

O adensamento populacional no interior da antiga capitania de Pernambuco acentuou-se na segunda metade do século XVII. A Coroa portuguesa incentivou a colonização dos “Sertões”, doando sesmarias para os criadores de gado e outros agentes do litoral instalar fazendas na região, culminando em uma série de conflitos e extermínio de indígenas. O artigo aborda as mudanças ocorridas no ambiente natural do atual Agreste pernambucano, como consequência das ações humanas na região, sobretudo entre os séculos XIX e XX, para atender os ideais de progresso da nação. As memórias dos índios Xukuru, em diálogo com os estudos acadêmicos de diferentes campos subsidiaram nossas análises.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmundo Monte, História da Universidade Federal do Acre (UFAC)

Mestre em História do Norte e Nordeste (UFPE) e Especialista em Ensino de História (UFRPE). Leciona nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em História da Universidade Federal do Acre (UFAC). Idealizador e editor do site “Índios no Nordeste” <http://www.indiosnonordeste.com.br>.

Publicado
06-06-2018
Como Citar
MONTE, E. História Ambiental do(s) Agreste(s) de Pernambuco. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 23, p. 99, 6 jun. 2018.