Memórias do nazismo e da guerra em duas gerações de descendentes de alemães repatriados para o Brasil

Autores

  • Mér Frotsche Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2015n26.8054

Palavras-chave:

história oral, memória, geração;, nazismo, Segunda Guerra Mundial

Resumo

O artigo explora histórias de vida de dois entrevistados, mãe e filho que, juntos, vivenciaram a emigração para a Alemanha, em 1938, no contexto da repressão ao partido nazista no Sul do Brasil, a Segunda Guerra Mundial na Alemanha - bombardeios, evacuação, fuga da zona de ocupação soviética - e a repatriação ao Brasil, em 1946/7. Ambos, contudo, apreendem tais eventos e o envolvimento do marido e pai, respectivamente, com o nacionalsocialismo de formas distintas e, às vezes, contraditórias. Com base neste estudo de caso, discutimos a problemática da reconstrução da memória em duas gerações, por meio da noção de "memória comunicativa", formulada por Jan Assmann e desenvolvida pelo psicólogo social Harald Welzer e sua equipe em seu estudo sobre o nacional-socialismo e o holocausto na memória familiar.

Palavras-chave: história oral; memória; geração; nazismo; Segunda Guerra Mundia

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mér Frotsche, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE

    Doutora em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pós-doutorado pelo Instituto Latino-Americano da Universidade Livre de Berlim. Professora associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Downloads

Publicado

05-06-2018

Como Citar

FROTSCHE, Mér. Memórias do nazismo e da guerra em duas gerações de descendentes de alemães repatriados para o Brasil. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 26, p. 23–49, 2018. DOI: 10.36661/2238-9717.2015n26.8054. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/8054. Acesso em: 9 mar. 2025.