Memórias do nazismo e da guerra em duas gerações de descendentes de alemães repatriados para o Brasil

  • Mér Frotsche Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE
Palavras-chave: história oral, memória, geração;, nazismo, Segunda Guerra Mundial

Resumo

O artigo explora histórias de vida de dois entrevistados, mãe e filho que, juntos, vivenciaram a emigração para a Alemanha, em 1938, no contexto da repressão ao partido nazista no Sul do Brasil, a Segunda Guerra Mundial na Alemanha - bombardeios, evacuação, fuga da zona de ocupação soviética - e a repatriação ao Brasil, em 1946/7. Ambos, contudo, apreendem tais eventos e o envolvimento do marido e pai, respectivamente, com o nacionalsocialismo de formas distintas e, às vezes, contraditórias. Com base neste estudo de caso, discutimos a problemática da reconstrução da memória em duas gerações, por meio da noção de "memória comunicativa", formulada por Jan Assmann e desenvolvida pelo psicólogo social Harald Welzer e sua equipe em seu estudo sobre o nacional-socialismo e o holocausto na memória familiar.

Palavras-chave: história oral; memória; geração; nazismo; Segunda Guerra Mundia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mér Frotsche, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE

Doutora em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pós-doutorado pelo Instituto Latino-Americano da Universidade Livre de Berlim. Professora associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Publicado
05-06-2018
Como Citar
FROTSCHE, M. Memórias do nazismo e da guerra em duas gerações de descendentes de alemães repatriados para o Brasil. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 26, p. 23-49, 5 jun. 2018.