“Women are Different”
colonialismo e educação de meninas igbos na literatura de Flora Nwapa
DOI:
https://doi.org/10.36661/2238-9717.2024n44.14347Palavras-chave:
Flora Nwapa, colonialismo, Nigéria, Igbo, EducaçãoResumo
O artigo propõe uma análise da experiência das mulheres nigerianas no século XX, destacando especialmente a contribuição da escritora igbo Flora Nwapa para a compreensão desse contexto. Inspirado pela necessidade de uma abordagem histórica da África que valorize perspectivas endógenas, o texto utiliza o diálogo entre História e Literatura como base metodológica. O ensaio concentra-se na análise do romance “Women Are Different” (1992), especificamente como Flora Nwapa percebeu o papel do colonialismo britânico na educação das mulheres igbo, evidenciando o protagonismo destas diante das transformações sociais em suas comunidades. A estrutura do artigo divide-se em duas partes principais: a primeira aborda a educação de meninas igbo no contexto colonial, enquanto a segunda discute as implicações do colonialismo na formação das elites nigerianas, destacando como Flora Nwapa interpretava esses impactos e a busca por uma emancipação que reconhecesse suas raízes culturais.