“Women are Different”

colonialismo e educação de meninas igbos na literatura de Flora Nwapa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2024n44.14347

Palavras-chave:

Flora Nwapa, colonialismo, Nigéria, Igbo, Educação

Resumo

O artigo propõe uma análise da experiência das mulheres nigerianas no século XX, destacando especialmente a contribuição da escritora igbo Flora Nwapa para a compreensão desse contexto. Inspirado pela necessidade de uma abordagem histórica da África que valorize perspectivas endógenas, o texto utiliza o diálogo entre História e Literatura como base metodológica. O ensaio concentra-se na análise do romance “Women Are Different” (1992), especificamente como Flora Nwapa percebeu o papel do colonialismo britânico na educação das mulheres igbo, evidenciando o protagonismo destas diante das transformações sociais em suas comunidades. A estrutura do artigo divide-se em duas partes principais: a primeira aborda a educação de meninas igbo no contexto colonial, enquanto a segunda discute as implicações do colonialismo na formação das elites nigerianas, destacando como Flora Nwapa interpretava esses impactos e a busca por uma emancipação que reconhecesse suas raízes culturais.

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Publicado

29-08-2024

Como Citar

CASSIANO, Tathiana Cristina da Silva Anizio. “Women are Different”: colonialismo e educação de meninas igbos na literatura de Flora Nwapa. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 44, p. 113–136, 2024. DOI: 10.36661/2238-9717.2024n44.14347. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/14347. Acesso em: 9 abr. 2025.