Imagem, corpo, replicante
Resumo
Imagem, corpo, replicante. De que forma esses termos se entrelaçam? O corpo vive as implicações culturais que o levam a se reproduzir como cópias, sob o efeito das maquinarias de subjetividades em série. Porém, o vibrátil corpo reage, inventa formas de singularizações e de apresentação visual. Na atualidade, a mistura, entre humano, técnica e ciência, reformula cada vez mais as noções herdadas do humanismo iluminista. Há muitas outras formas de viver, de criar e de imaginar o corpo.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Image et mémoire. Escrits sur l’image, la danse et lê cinema. Paris: Desclée de Brouwer, 2004.
ARGAN, Giulio Carlo. A arte moderna. São Paulo: Cia. das Letras, 1992.
BENJAMIN, Walter. O surrealismo. O último instantâneo da inteligência europeia. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.
BIZZO, Nélio Marco Vincenzo. Meninos do Brasil: ideias sobre reprodução, eugenia e cidadania na escola. Tese (Livre-Docência) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.
BURUCÚA, José Emílio. História, arte, cultura. De Aby Warburg a Carlo Ginzburg. México: Fonde de Cultura, 2002.
CLARK, Kenneth. O nu – um estudo sobre o ideal em arte. Lisboa: Ulisseia, s.d.
CORNELSEN, Elcio Loureiro. Olímpia a serviço de Germânia: a recepção da arte e da tradição olímpica da Grécia antiga no contexto dos Jogos Olímpicos de Berlim. Classica, v. 19, n. 2, p. 196-223, 2006.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: lógica da sensação. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. Rio de Janeiro: 34, 1995. v. 1.
DIDI-HUBERMAN, George. L’ image survivante. Histoire de l’ art et temps des fantônes selon Aby Warburg. Paris: Les Éditions de Minuit, 2002.
FLORES, Maria Bernardete Ramos. Imagem e memória: As musas inquietantes. In: RAMOS, Alcides; PATRIOTA, Rosângela; PESAVENTO, Sandra (Orgs.). Imagens na história. São Paulo: Hucitec, 2008.
FLORES, Maria Bernardete Ramos. Tecnologia e estética do racismo – ciência e arte na política da beleza. Chapecó, 2007.
FOUCAULT, Michel. Genealogia del racismo. De la guerra de las razas al racismo de Estado. Madrid: La Piqueta, 1992.
GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.
JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Petrópolis, 1996.
MOLINUEVO, José Luis. La experiencia estética moderna. Madrid: Sintesis, 2002.
MORAES, Eliane. O corpo impossível. São Paulo: Iluminuras, 2002.
NEAD, Lynda. El desnudo feminino. Arte, obscenidad y sexualidad. Madrid: Tecnos, 1998.
ORTEGA y GASSET, José. Meditación de la técnica. Madrid: Revista de Occidente, 1957.
PYLE, Forest. Making cyborgs, making humans: of terminators and blade runners. In: BELL, David; KENNEDY, Barbara M. The cybercultures reader. Londres: Routledge, 2000.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental. Transformações contemporâneas do Desejo. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFGRS, 2006.
ROLNIK, Suely. Despachos nos museus. Sabe-se lá o que vai dar. In: RAGO, Margareth et al. (Orgs.). Imagens de Foucault e Deleuze: ressonâncias nietzschianas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
SANT’ANNA, Denise B. de. Corpos de passagem. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.
SANT’ANNA, Denise B. de. Descobrir o corpo: uma história sem fim. Educação e Realidade, v. 25, n. 2, p. 49-58, jul / dez. 2000.
SERRES, Michel. Nuevas tecnologías y lo virtual. Revista de Extensión Cultural. Colombia: Universidad Nacional de Colombia. Dez. 2010, p. 75-81.
SERRES, Michel. Variações sobre o corpo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
SIBILIA, Paula. O homem pós-orgânico: corpo, subjetividade e tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
VALSECCHI, Marco (Direção). Galeria Delta da Pintura Universal. Rio de Janeiro: Delta S.A., 1972.
WARBURG, Aby. El renacimiento del paganismo. Aportaciones a la historia cultural del Renacimiento europeo. Madrid: Alianza, 2005.
Copyright (c) 2024 Fronteiras: Revista Catarinense de História
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.