A Ninfa e a Pérola
inquietações warburguianas dirigidas à série Pratos de Adriana Varejão
Resumo
O artigo debruça-se sobre a série Pratos, de Adriana Varejão, a partir de questões teóricas abertas pela presença da imagem da Ninfa na obra do teórico e historiador da arte Aby Warburg, bem como nos desdobramentos pensados pelo filósofo e historiador da arte francês Georges Didi-Huberman. Considera-se as obras Pérola Imperfeita, Nascimento de Ondina e Sereias bêbadas (2009), e Ama divers (2011) da artista, principalmente em diálogo com a Prancha 39 do Bilderatlas Mnemosyne (1927-1929), de Warburg. A partir dessa associação, discute-se Pratos face à sobreposição de três questões: o Nachleben der Antike dos deuses pagãos; a Pathosformel da Ninfa; e, a possível correspondência entre água e Ninfa, avançando a hipótese, central para os estudos warburguianos, de dissolução entre sujeito e objeto.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Ninfas. São Paulo: Hedra, 2012.
ALLOA, Emmanuel. Entre a transparência e a opacidade – o que a imagem dá a pensar. In: ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017, p. 7-19.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2013.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas vol. 1. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BRANDÃO, Angela. José Viegas de Menezes e os retratos do Palácio Episcopal de Mariana. NAVA, v. 2, n. 2, p. 278-295, fev./jul., 2017. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/nava/article/view/28076
BREDEKAMP, Horst. Teoria do ato icónico. Lisboa: KKYM, 2017.
BURUCÚA, José Emilio... [et al.]. Ninfas, serpientes, constelaciones: la teoría artística de Aby Warburg. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Museo Nacional de Bellas Artes; Ministerio de Educación, Cultura, Ciencia y Tecnología, Secretaría de Gobierno de Cultura, 2019.
CAMPOS, Daniela Queiróz. Uma outra ninfa moderna: A pin-up como uma ninfa de Aby Warburg e Georges Didi-Huberman. Porto Arte, v. 22, n. 36, p. 1-13, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/PortoArte/article/view/56421
CAMPOS, Daniela Queiróz. A Ninfa como personagem teórica de Aby Warburg. Modos, Campinas, v. 4. n. 3, p. 225-245, set. 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662710/24197
CAMPOS, Daniela Queiróz. A Ondina entre o movimento das águas e do tempo. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, v. 20, n. 2, p. 269-285, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/40790
D’ÁVILA, Santa Teresa. Livro da vida. São Paulo: Penguin classics/Companhia das letras, 2021.
DELEUZE, Gilles. A dobra. Leibniz e o Barroco. Campinas: Papirus, 2009.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente. História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013 (L’image survivante. Histoire de l’art et temps des fantômes selon Aby Warburg. Paris: Éditions du minuit, 2002).
DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas, ou, O gaio saber inquieto. O olho da história, III. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. Questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo: Editora 34, 2017 (Devant l’image. Paris: Éditions du minuit, 1990).
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa dolorosa. Essai sur la mémoire d’un geste. Paris: Gallimard, 2019.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa fluida. Essai sur le drapé-désir. Paris: Gallimard, 2015.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa moderna. Essai sur le drapé-tombé. Paris: Gallimard, 2002.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa profunda. Essai sur le drapé-tourmente. Paris: Gallimard, 2017.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2018.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ouvrir Vénus. Paris: Gallimard, 1999.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Peuples exposés, peuples figurants. L'oeil de l'histoire, IV. Paris, Éditions du Minuit, 2012.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Phasmes. Essais sur l’apparition, I. Paris: Éditions du Minuit, 1998.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Phalènes. Essais sur l’apparition, II. Paris: Éditions du Minuit, 2013.
DIEGUES, Isabel (Org). Entre carnes e mares. Rio de Janeiro: Cobogó, 2009.
FREUD, Sigmund. O infamiliar. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2021.
HEINE, Heinrich. Os deuses no exílio. São Paulo: Iluminuras, 2020.
HOMERO. Ilíada. Tradução de Trajano Vieira. São Paulo: Editora 34, 2020.
HOMERO. Odisseia. Tradução de Trajano Vieira. São Paulo: Editora 34, 2022.
HUGO, Victor. O homem que ri. São Paulo: Estação Liberdade, 2014.
HUGO, Victor. Os trabalhadores do mar. São Paulo: UNESP, 2022.
KAFKA, Franz. O silêncio das sereias. Belo Horizonte: Edições chão da feira, 2017. Disponível em: https://chaodafeira.com/wp-content/uploads/2017/06/cad-70-kafka-1.pdf
LICHTENSTEIN, Jacqueline (Org.). A pintura (vol. 1). O mito da pintura. São Paulo: Editora 34, 2007.
LUCRÉCIO. Sobre a natureza das coisas. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2017.
MALTA, Marize. Jarra Beethoven e a incrível história de uma imagem-problema. ArtCultura, v.12, n. 20, p. 135-150, jan./jun., 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/11311/6750
MECO, José. A azulejaria portuguesa da coleção Bernardo. MUSEU BERNARDO ESTREMOZ. 800 anos de história do azulejo. Lisboa: Associação de Colecções, 2020, p. 221-705.
MICHAUD, Philippe-Alain. Aby Warburg e a imagem em movimento. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2013.
MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. Adriana Varejão: Histórias às margens. Texto Adriano Pedrosa. São Paulo: 2013.
NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
OVÍDIO. Metamorfoses. São Paulo: Editora 34, 2017.
PLATÃO. O Banquete. São Paulo: Editora 34, 2016.
PROUST, Marcel. À sombra das raparigas em flor. São Paulo: Biblioteca Azul, 2016.
PUGLIESE, Vera. Johann J. Winckelmann e Aby Warburg: diferentes olhares sobre o antigo e seus tempi. Revista Archai, v. 18, n. 171, 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/8697/7377
PUGLIESE, Vera. Um processo de criação entre a pintura e artes do corpo: Carolee Schneemann e Aby Warburg. Revista brasileira de estudos da presença, v. 11, n.1, 2021, p. 01-38. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/100278
RECHT, Roland. A escrita da História da Arte diante dos Modernos. HUCHET, Stéphane (Org.). Fragmentos de uma Teoria da Arte. São Paulo: Edusp, 2012, p. 33-61.
RECHT, Roland. L’Atlas Mnémosyne d’Aby Warburg. In: WARBURG, Aby. L’Atlas Mnémosyne. Paris: l’Écarquillé, 2012.
ROQUE, Maura Voltarelli. Uma poética da Ninfa: aparições na poesia brasileira moderna e contemporânea. Tese (Doutorado) – Departamento de Teoria e História Literária, Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, 2019.
SCHWARCZ, Lilia Moritz; VAREJÃO, Adriana. Pérola Imperfeita. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
SZIR, Sandra. A Ninfa. In: BURUCÚA, José Emilio... [et al.]. Ninfas, serpientes, constelaciones: la teoría artística de Aby Warburg. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Museo Nacional de Bellas Artes; Ministerio de Educación, Cultura, Ciencia y Tecnología, Secretaría de Gobierno de Cultura, 2019, p. 22-43.
VAREJÃO, Adriana. Entrevista com Adriana Varejão. Entrevista concedida a Jochen Volz (2022). VOLZ, Jochen (org.). Suturas, fissuras, ruínas. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2022, p. 19-39.
VOLZ, Jochen. Apresentação. VOLZ, Jochen. Suturas, fissuras, ruínas. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2022, p. 5-18.
WARBURG, Aby. A presença do antigo. Escritos inéditos – Volume I. Campinas: Editorada Unicamp, 2018.
WARBURG, Aby. Bilderatlas Mnemosyne. The original. Berlim: Hatje Cantz, 2020.
WARBURG, Aby. Histórias de fantasma para gente grande: escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
WEDEKIN, Luana Maribele. No caminhar da ninfa: processos de potencialização e domesticação da imagem em Warburg e Panofsky. Anais do 27º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2018, São Paulo. São Paulo: Unesp, Instituto de Artes, 2018, p. 1931-1946.
Copyright (c) 2024 Fronteiras: Revista Catarinense de História
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.