Carnes que atravessam o tempo

moda, corpo e fotografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2024n43.13988

Palavras-chave:

Corpo, Moda, História, Fotografia

Resumo

Pensando os diálogos e entrelaçamentos entre o corpo e a moda, o modo como esta segunda depende do primeiro, e as relações destes com as artes visuais e a fotografia, desenvolvo este texto. Analisando a vestimenta como um produto de moda, atrelada a este sistema como um instrumento de distinção entre classes sociais, penso esta, também, como um item de comunicação não-verbal. Neste texto penso não somente sobre o corpo vestido, mas este como um item de moda, como um dispositivo estético de criação. Assim sendo, o artigo é uma análise do corpo como parte da criação de moda, sendo este primeiro um suporte criativo para a segunda, como também o uso político deste.

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Biografia do Autor

  • Rodrigo Rui Simão de Medeiros, Universidade Federal da Bahia

    Mestre em História Global pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

     

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Publicado

25-01-2024

Edição

Seção

Dossiês

Como Citar

RUI SIMÃO DE MEDEIROS, Rodrigo. Carnes que atravessam o tempo: moda, corpo e fotografia. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 43, p. 221–248, 2024. DOI: 10.36661/2238-9717.2024n43.13988. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/13988. Acesso em: 16 abr. 2025.