Entre espadas y sandalias

Un análisis histórico e iconográfico de los posters orientalistas en el péplum italiano hacia mediados del siglo XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2024n43.13938

Palavras-chave:

Cultura visual, Estudios de la recepción, Orientalismo

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar diferentes imagens “orientalistas” nos cartazes da indústria cinematográfica italiana das décadas de 1950 e 1960, dentro do chamado gênero peplum, e demonstrar que essas imagens fazem parte de um regime discursivo orientalista. Ao mesmo tempo, demonstrar como a construção da alteridade nestes cartazes é fortemente apoiada em representações iconográficas do século XIX mas com um elemento distintivo, o “herói”, que reúne na sua figura todos os traços positivos da civilização ocidental. Para isso, serão analisados ​​alguns cartazes promocionais de filmes italianos de meados do século XX com a temática do “antigo Oriente Próximo”, como La Cortigiana di Babilonia de Carlo Ludovico Bragaglia (1954), Io Semiramide de Primo Zeglio (1963), Le sette folgori di Assur de Silvio Amadio (1962) e L'eroe di Babilonia de Siro Marcellini (1963), entre outros.

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Publicado

25-01-2024

Edição

Seção

Dossiês

Como Citar

OSCAR CABRERA, Ezequiel. Entre espadas y sandalias: Un análisis histórico e iconográfico de los posters orientalistas en el péplum italiano hacia mediados del siglo XX. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 43, p. 190–220, 2024. DOI: 10.36661/2238-9717.2024n43.13938. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/13938. Acesso em: 1 abr. 2025.