Retratos em Feldgrau

fotografias de soldados alemães durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

Palavras-chave: Fotografia, Patrimônio documental, Segunda Guerra Mundial

Resumo

Os registros fotográficos fazem parte do patrimônio documental da Segunda Guerra Mundial. Este trabalho indagou suas possibilidades como fontes para o estudo deste conflito. Para tanto, efetuou-se uma pesquisa em uma coleção composta por duzentas fotografias pertencentes a alemães que serviram na Wehrmacht durante o período da guerra, organizada pelo autor ao longo de dez anos de colecionismo. Como fontes históricas, os retratos analisados sugerem um meio pelo qual seus retratados expressaram sua vinculação com a cultura militar alemã da época, manifestado pelos uniformes que vestiam e pelas condecorações que ostentavam, sendo importantes formas de autorrepresentação em um contexto de valorização do elemento militar tanto pelo regime nazista quanto pela Segunda Guerra Mundial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Fontes primárias

COLEÇÃO de recordatórios de militares alemães mortos durante a Segunda Guerra Mundial. Coleção do autor.

COLEÇÃO de retratos fotográficos de militares alemães da Segunda Guerra Mundial. Coleção do autor.

Fontes secundárias

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. O tecelão dos tempos: novos ensaios de teoria da história. São Paulo: Intermeios, 2019.

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Tradução: Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

ARENDT, Hannah. As origens do Totalistarismo: Antissemitismo, Imperialismo, Totalitarismo. Tradução: Roberto Raposo. São Paulo: Companhia de Bolso, 2013.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: o uso da imagem como evidência histórica. Tradução: Vera Maria Xavier dos Santos. São Paulo: Editora UNESP, 2017.

CASTRO, Celso. Pesquisando em arquivos. Rio de Janeiro: Zahar, 2008 (Passo-a-passo; v. 82).

EXÉRCITO BRASILEIRO. Medalhas e condecorações. Brasília (DF): Centro de Comunicação Social do Exército, 2020.

FERRAZ, Francisco Cesar. Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Contexto, 2022 (História na Universidade: temais fundamentais).

FREUND, Gisèle. La fotografía como documento social. Barcelona: Gustavo Gili, 1976.

FRIEDLÄNDER, Saul. A Wehrmacht, a sociedade alemã e o conhecimento do extermínio em massa dos judeus. In.: BARTOV, Omer; GROSSMAN, Atina; NOLAN, Mary (orgs.). Crimes de guerra: culpa e negação no século XX. Tradução: Renato Rezande. Rio de Janeiro: DIFEL, 2005.

HART, Basil Liddell. O outro lado da colina: ascensão e queda dos generais alemães, com seus depoimentos acerca dos acontecimentos militares de 1939-1945. Tradução: Luiz Paulo Macedo Carvalho e Haroldo Carvalho Neto. Rio de Janeiro: BIBLIEX, 1980 (Coleção General Benício).

INDIJ, Guido; SILVA, Ana (orgs.). Clic! Fotografía y sociedad. Buenos Aires: La Marca, 2017 (Biblioteca de la mirada).

JURADO, Carlos Caballero. O mundo em guerra. In.: COLEÇÃO 70º aniversário da 2ª Guerra Mundial. Tradução: Fernanda Teixeira Ribeiro e Mario Miguel Fernandez Escaleira. São Paulo: Abril Coleções, 2009.

KEEGAN, John. História ilustrada da Primeira Guerra Mundial. Tradução: Renato Rezende. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo: estudos sobre história. Tradução: Markus A. Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto; PUC-Rio, 2014.

KOSSOY, Boris. A fotografia como fonte histórica: introdução à pesquisa e interpretação das imagens do passado. São Paulo: Secretaria da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, 1980 (Coleção Museu & Técnicas; v. 4).

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. 5. Ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2016.

LEDERER, Alois. Seit 1840 erinnern in Bayern Sterbebilder an die Verstorbenen. Disponível em: <<http://www.labertal.com/igeleien/20_2004/20_26sterbebilder.html>>. Acesso em: 31 ago. 2023.

LEITE, Mirim Moreira. Retratos de família: leitura da fotografia histórica. São Paulo: EDUSP, 1993 (Texto & Arte; v. 9).

LEWIS, Brenda Ralph. Hitler Youth: the Hitlerjungend in war and peace 1933-45. s.l.: On Kindle Scribe, 2019.

LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Fotografias: usos sociais e historiográficos. In.: PINSKY, Carla Bassanezi; LUCA, Tânia Regina de (orgs.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009, p. 29-60.

MANN, Michael. Fascistas. Tradução: Clovis Marques. Rio de Janeiro: Record, 2008.

MANNHEIM, Karl. Diagnóstico de nosso tempo. Tradução: Octavio Alves Velho. Rio de Janeiro: Zahar Editôres, 1967 (Biblioteca de Ciências Sociais).

MAQUIAVEL, Nicolau. A arte da guerra. Ciro Mioranza. São Paulo: Lafonte, 2021.

MÜLLER, Rolf-Dieter. Hitler’s Wehrmacht, 1935–1945. Lexington: University Press of Kentucky, 2016.

NEITZEL, Sönke; WELZER, Harald. Soldados: sobre lutar, matar e morrer. Tradução: Frederico Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

OLIVEIRA NETO, Wilson de. O “misterioso” álbum 3.1.8.36.7.: fotografia e história no contexto da Segunda Guerra Mundial. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) – Escola de Comunicação (ECO), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2020.

PIA, Jack. Insígnias nazistas. Tradução: A. S. Campbell. Rio de Janeiro: Renes, 1976 (História Ilustrada da 2ª Guerra Mundial: especial cores; v. 1).

REMARQUE, Erich Maria. Nada de novo no front. Tradução: Helen Rumjanek. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2019.

SULEIMAN, Susan. Crises de memória e a Segunda Guerra Mundial. Tradução: Jacques Fux e Alcione Cunha da Silveira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019 (Humanitas).

WILSON, Peter H. Iron and blood: a military history of the German-speaking peoples since 1500. Londres: Peguin, 2022.

Publicado
25-01-2024
Como Citar
DE OLIVEIRA NETO, W. Retratos em Feldgrau. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 43, p. 137-160, 25 jan. 2024.
Seção
Dossiês