Américo de Campos

jornalismo e política na São Paulo da segunda metade do século XIX

Palavras-chave: Américo de Campos, Intelectuais, Itinerários, Política

Resumo

O artigo intenta reconstruir a trajetória de Américo Brasílio de Campos (1835-1900), jornalista paulista que teve atuação em importantes veículos da imprensa escrita na capital de São Paulo da segunda metade do século XIX, além de integrar grupo de intelectuais e políticos naquela conjuntura que se autointitulava republicano.  O objetivo é mostrar, através da reconstituição da trajetória de Américo de Campos, o mapeamento dos territórios de engajamento intelectual e político dos chamados homens de letras no contexto de crise do sistema político monárquico: suas formas de atuação, suas redes de sociabilidade, seus pertencimentos geracionais e suas filiações ideológicas.  Para tanto lança-se em termos de escopo metodológico as noções desenvolvidas por Jean-François Sirinelli, especialmente, para o emprego das noções de itinerários, geração e estruturas de sociabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Arantes Correa, Instituto Federal de São Paulo - IFSP campus Birigui

Professor do Instituto Federal de São Paulo 

Pós Doutorando em História pela UNESP 

Referências

ALONSO, Ângela. Ideias em Movimento: a geração 1870 na crise do Brasil-Império. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

AZEVEDO, Elizabeth Ribeiro. Um palco sob as arcadas: o teatro dos estudantes de Direito do Largo de São Francisco em São Paulo no século XIX. São Paulo: Annablume, 2000.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

CABRIÃO: semanário humorístico editado por Ângelo Agostini, Américo de Campos e Antônio Manoel dos Reis: 1866-1867 / Introdução de Délio Freire dos Santos. 2ª.ed., São Paulo: Editora UNESP / Imprensa Oficial do Estado, 2000.

CAPELATO, Maria Helena. Populismo na imprensa: UH e NP. In: MELO, José Marques de (Org.). Populismo e comunicação. São Paulo: Cortez, 1981.

DUARTE, Paulo. História da Imprensa de São Paulo. São Paulo: ECA-USP, 1972 (Série Jornalismo).

FELISARDO JUNIOR, J. Américo de Campos. In: LISBOA, José Maria (org.). Almanaque Literário de São Paulo para o Ano de 1878. São Paulo: Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo/Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, 1982, p.145-155.

LIMA, Luiz Costa. Dispersa demanda: ensaios sobre literatura e teoria. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1981.

PAULA, Luiz Antônio de Paula. As sete mortes do Diário Popular: 117 anos de um jornal a procura de identidade. São Paulo: ECA-USP, 2008. (Dissertação de Mestrado).

PILAGALLO, Oscar. História da imprensa paulista: jornalismo e poder de D. Pedro I a Dilma. São Paulo: Três Estrelas, 2012.

RUDIGER, Francisco Ricardo. Tendências do jornalismo. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1993.

SANTOS, Délio Freire. Primórdios da imprensa caricata paulistana. In: CABRIÃO: semanário humorístico editado por Ângelo Agostini, Américo de Campos e Antônio Manoel dos Reis: 1866-1867 / Introdução de Délio Freire dos Santos. 2ª.ed., São Paulo: Editora UNESP / Imprensa Oficial do Estado, 2000.

SIRINELLI, Jean-François. Os intelectuais. In: RÉMOND, René. (Org.). Por uma história política. Tradução Dora Rocha. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2003. p. 231-270.

THALASSA, Ângela. Correio Paulistano: O primeiro diário de São Paulo e a cobertura da Semana de Arte Moderna - O jornal que “não ladra, não cacareja e não morde”. São Paulo: PUC, 2007. (Dissertação de Mestrado em Semiótica e Comunicação)

VAMPRÉ, Spencer. Memórias para a história da Academia de São Paulo. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1977. v.2.

Publicado
16-08-2022
Como Citar
CORREA, R. Américo de Campos. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 40, p. 322-336, 16 ago. 2022.