Ações não humanas no mundo missioneiro da província jesuítica do Paraguay

uma perspectiva da história ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/253484.1.39-7

Palavras-chave:

Missões jesuíticas, Guarani, Não humanos

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar a participação dos não humanos e os impactos causados por problemas ambientais na convivência com os Guarani e jesuítas nas missões durante os séculos XVII e XVIII. O estudo utilizou-se de documentos escritos pelos padres jesuítas, como cartas e diários, encontrados no Centro de Pesquisas Históricas da PUCRS e obras publicadas por Jaime Cortesão (1969), Hélio Vianna (1970), padre Antônio Sepp (1951) e bibliografias que abordam as missões jesuíticas e práticas indígenas. Os pressupostos teóricos se fundamentam em autores da História Ambiental que auxiliam na compreensão do comportamento de determinadas espécies e impactos ambientais. Os resultados apontam para ações de ratões, formigas e gafanhotos no cotidiano das missões jesuíticas. Situações que geraram fome e a cobrança dos indígenas para que os padres formulassem soluções para os problemas. Com base na História Ambiental demonstrou-se como os não humanos causaram constrangimentos e ao mesmo tempo influenciaram ações por parte dos padres e também de lideranças xamânicas.

Downloads

Biografia do Autor

  • Tuani de Cristo

    Doutorado em andamento em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari – Univates. Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento e Graduação em Licenciatura em História pela Universidade do Vale do Taquari – Univates.

     

Downloads

Publicado

25-01-2022

Como Citar

CRISTO, Tuani de; LAROQUE, Luís Fernando da Silva. Ações não humanas no mundo missioneiro da província jesuítica do Paraguay: uma perspectiva da história ambiental. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 39, p. 137–156, 2022. DOI: 10.29327/253484.1.39-7. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/12757. Acesso em: 9 abr. 2025.