Aprendizagem histórica em contexto de pandemia

o que pode ser e conter uma aula de História?

Autores

  • Flávia Eloisa Caimi Universidade de Passo Fundo
  • Letícia Mistura Universidade de Passo Fundo
  • Pedro Alcides Trindade de Mello Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2021n37.12463

Palavras-chave:

Ensino de História, Ensino remoto emergencial, Formação do pensamento histórico, Pandemia

Resumo

Em 2020, o mundo foi fortemente afetado pela pandemia provocada pelo SARS-CoV-2, situação agravada no Brasil pelo aprofundamento da crise econômica e pela inábil coordenação da crise sanitária pelo governo federal. O contexto resultou na suspensão de atividades presenciais nas instituições educativas e a subsequente instalação do ensino remoto. No presente artigo, buscamos problematizar os impactos das restrições dos elementos físicos que até a pandemia subsidiaram o que se compreende como aula de História. Apontamos que os impactos do ensino remoto dependem, em grande medida, das intencionalidades da História escolar. Quando se opera com a interação viva e potente entre os sujeitos do ensinar-aprender, muito se perde com a interdição da aula presencial e também com a ausência de interação virtual qualificada, na ocasião do ensino remoto.

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Biografia do Autor

  • Letícia Mistura, Universidade de Passo Fundo

    Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Professora da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul/RS.

  • Pedro Alcides Trindade de Mello, Universidade de Passo Fundo

    Especialista em Ciências Sociais pela Universidade de Passo Fundo. Professor da Rede Municipal de Marau/RS.

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Publicado

28-07-2021

Como Citar

CAIMI, Flávia Eloisa; MISTURA, Letícia; MELLO, Pedro Alcides Trindade de. Aprendizagem histórica em contexto de pandemia: o que pode ser e conter uma aula de História?. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 37, p. 09–23, 2021. DOI: 10.36661/2238-9717.2021n37.12463. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/12463. Acesso em: 13 abr. 2025.