Aprendizagem histórica em contexto de pandemia

o que pode ser e conter uma aula de História?

  • Flávia Eloisa Caimi Universidade de Passo Fundo
  • Letícia Mistura Universidade de Passo Fundo
  • Pedro Alcides Trindade de Mello Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: Ensino de História, Ensino remoto emergencial, Formação do pensamento histórico, Pandemia

Resumo

Em 2020, o mundo foi fortemente afetado pela pandemia provocada pelo SARS-CoV-2, situação agravada no Brasil pelo aprofundamento da crise econômica e pela inábil coordenação da crise sanitária pelo governo federal. O contexto resultou na suspensão de atividades presenciais nas instituições educativas e a subsequente instalação do ensino remoto. No presente artigo, buscamos problematizar os impactos das restrições dos elementos físicos que até a pandemia subsidiaram o que se compreende como aula de História. Apontamos que os impactos do ensino remoto dependem, em grande medida, das intencionalidades da História escolar. Quando se opera com a interação viva e potente entre os sujeitos do ensinar-aprender, muito se perde com a interdição da aula presencial e também com a ausência de interação virtual qualificada, na ocasião do ensino remoto.

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Biografia do Autor

Letícia Mistura, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Professora da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul/RS.

Pedro Alcides Trindade de Mello, Universidade de Passo Fundo

Especialista em Ciências Sociais pela Universidade de Passo Fundo. Professor da Rede Municipal de Marau/RS.

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Publicado
28-07-2021
Como Citar
CAIMI, F.; MISTURA, L.; MELLO, P. Aprendizagem histórica em contexto de pandemia. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 37, p. 09-23, 28 jul. 2021.