O ensino de história diante dos discursos negacionistas e revisionistas no contexto da pandemia

desafios e possibilidades

  • Derick Douglas Domiciano Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • Ilisabet Pradi Krames
  • Marcel Oliveira de Souza
  • Sabrina Silva Campos
Palavras-chave: Ensino de História, Negacionismo, Revisionismo

Resumo

O presente artigo reflete sobre a importância do ensino de História diante das proporções que a polarização político-ideológica vem assumindo no Brasil. A passos largos a polarização vem agravando ainda mais o cenário da pandemia causada pelo Coronavírus (SARS-CoV-2). Discursos negacionistas e revisionistas se propagam através de meios cibernéticos ancorados numa linguagem simplista e simplificada que evoca falsos discursos de verdade. Uma expressiva parte dos estudantes da Educação Básica hoje, estão conectados às redes sociais e recebem o conteúdo negacionista, revisionista diariamente. Diante desse cenário,  a função do ensino de História precisa estar voltada à construção de espaços de sensibilidade e alteridade, contribuindo para uma sociedade humanizada que valoriza a vida, a ciência e a reflexão sistemática dos fatos.

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Publicado
28-07-2021
Como Citar
DOMICIANO, D.; KRAMES, I.; DE SOUZA, M.; CAMPOS, S. O ensino de história diante dos discursos negacionistas e revisionistas no contexto da pandemia. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 37, p. 45-60, 28 jul. 2021.