O ensino de história diante dos discursos negacionistas e revisionistas no contexto da pandemia

desafios e possibilidades

Autores

  • Derick Douglas Domiciano Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • Ilisabet Pradi Krames
  • Marcel Oliveira de Souza
  • Sabrina Silva Campos

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2021n37.12371

Palavras-chave:

Ensino de História, Negacionismo, Revisionismo

Resumo

O presente artigo reflete sobre a importância do ensino de História diante das proporções que a polarização político-ideológica vem assumindo no Brasil. A passos largos a polarização vem agravando ainda mais o cenário da pandemia causada pelo Coronavírus (SARS-CoV-2). Discursos negacionistas e revisionistas se propagam através de meios cibernéticos ancorados numa linguagem simplista e simplificada que evoca falsos discursos de verdade. Uma expressiva parte dos estudantes da Educação Básica hoje, estão conectados às redes sociais e recebem o conteúdo negacionista, revisionista diariamente. Diante desse cenário,  a função do ensino de História precisa estar voltada à construção de espaços de sensibilidade e alteridade, contribuindo para uma sociedade humanizada que valoriza a vida, a ciência e a reflexão sistemática dos fatos.

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Publicado

28-07-2021

Como Citar

DOMICIANO, Derick Douglas; KRAMES, Ilisabet Pradi; DE SOUZA, Marcel Oliveira; CAMPOS, Sabrina Silva. O ensino de história diante dos discursos negacionistas e revisionistas no contexto da pandemia: desafios e possibilidades. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 37, p. 45–60, 2021. DOI: 10.36661/2238-9717.2021n37.12371. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/12371. Acesso em: 6 mar. 2025.