Horizontes do ensino de história na América Latina

Autores

  • Felipe Ziotti Narita UNESP

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2021n37.12325

Palavras-chave:

Ensino de história, Humanidades digitais, Crise, Públicos

Resumo

O artigo desenvolve perspectivas teóricas e temáticas para o ensino de história na América Latina a partir de três eixos: (1) as novas construções identitárias e cidadãs pressupostas no giro decolonial, (2) as humanidades digitais e (3) as relações entre o saber histórico e seus públicos à luz dos espaços (físicos e imateriais) de educação. A proliferação de conteúdos da sociedade em rede desloca o saber histórico dos lugares privilegiados da modernidade (sistema escolar), tornando-o mais suscetível à circulação de conteúdos, antagonismos e revisionismos. Além disso, o corrente processo de digitalização de dinâmicas de ensino e pesquisa sinaliza novos modos de existência e contradições de um ensino cada vez mais dependente de uma infraestrutura imaterial. Em uma conjuntura impactada por mudanças socioculturais e econômicas bruscas, refletir sobre os horizontes do ensino de história implica também considerar o quadro mais amplo de diagnósticos de crise das humanidades.

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Publicado

28-07-2021

Como Citar

NARITA, Felipe Ziotti. Horizontes do ensino de história na América Latina. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 37, p. 247–270, 2021. DOI: 10.36661/2238-9717.2021n37.12325. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/12325. Acesso em: 6 mar. 2025.