Horizontes do ensino de história na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.36661/2238-9717.2021n37.12325Palavras-chave:
Ensino de história, Humanidades digitais, Crise, PúblicosResumo
O artigo desenvolve perspectivas teóricas e temáticas para o ensino de história na América Latina a partir de três eixos: (1) as novas construções identitárias e cidadãs pressupostas no giro decolonial, (2) as humanidades digitais e (3) as relações entre o saber histórico e seus públicos à luz dos espaços (físicos e imateriais) de educação. A proliferação de conteúdos da sociedade em rede desloca o saber histórico dos lugares privilegiados da modernidade (sistema escolar), tornando-o mais suscetível à circulação de conteúdos, antagonismos e revisionismos. Além disso, o corrente processo de digitalização de dinâmicas de ensino e pesquisa sinaliza novos modos de existência e contradições de um ensino cada vez mais dependente de uma infraestrutura imaterial. Em uma conjuntura impactada por mudanças socioculturais e econômicas bruscas, refletir sobre os horizontes do ensino de história implica também considerar o quadro mais amplo de diagnósticos de crise das humanidades.