“- E eu, professor?!”

o ensino remoto de história e o cenário de inclusão deficitária em áreas rurais e periféricas do Estado do Pará

Autores

  • Catarina da Silva Moreira SEDUC-PA

DOI:

https://doi.org/10.36661/2238-9717.2021n37.12251

Palavras-chave:

Ensino de História, Exclusão social, Pandemia

Resumo

Este artigo objetiva identificar desafios quanto ao ensino de história no contexto da pandemia do novo coronavírus, analisando cenários de inclusão deficitária que envolvem a educação pública em áreas rurais e periféricas no interior do Estado do Pará.  Para este fim, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa em campo digital (DESLANDES; COUTINHO, 2020), por meio da qual buscou-se dados interpretativos para significar experiências de ensino de história desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Pádua Costa, em Santa Bárbara do Pará, na segunda metade de 2020 e no primeiro bimestre de 2021.  Os dados obtidos foram analisados seguindo referências teóricas voltadas para o ensino de história. Os resultados apontaram para a necessidade de sensibilidade e participação efetiva da sociedade em geral, e do Estado na construção de políticas educacionais que atendam principalmente as necessidades das populações rurais e periféricas, a fim de oferecer um ensino de história efetivamente cidadão e democrático.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

28-07-2021

Como Citar

MOREIRA, Catarina da Silva. “- E eu, professor?!”: o ensino remoto de história e o cenário de inclusão deficitária em áreas rurais e periféricas do Estado do Pará. Fronteiras: Revista Catarinense de História, Brasil, n. 37, p. 24–44, 2021. DOI: 10.36661/2238-9717.2021n37.12251. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/12251. Acesso em: 6 mar. 2025.