“- E eu, professor?!”
o ensino remoto de história e o cenário de inclusão deficitária em áreas rurais e periféricas do Estado do Pará
DOI:
https://doi.org/10.36661/2238-9717.2021n37.12251Palavras-chave:
Ensino de História, Exclusão social, PandemiaResumo
Este artigo objetiva identificar desafios quanto ao ensino de história no contexto da pandemia do novo coronavírus, analisando cenários de inclusão deficitária que envolvem a educação pública em áreas rurais e periféricas no interior do Estado do Pará. Para este fim, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa em campo digital (DESLANDES; COUTINHO, 2020), por meio da qual buscou-se dados interpretativos para significar experiências de ensino de história desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Pádua Costa, em Santa Bárbara do Pará, na segunda metade de 2020 e no primeiro bimestre de 2021. Os dados obtidos foram analisados seguindo referências teóricas voltadas para o ensino de história. Os resultados apontaram para a necessidade de sensibilidade e participação efetiva da sociedade em geral, e do Estado na construção de políticas educacionais que atendam principalmente as necessidades das populações rurais e periféricas, a fim de oferecer um ensino de história efetivamente cidadão e democrático.