Violência política em tempo de guerra

a Exposição de Material Nazista

  • Marlene de Fáveri
Palavras-chave: Violência política, Segunda Guerra Mundial, Exposição de Material Nazista

Resumo

Este artigo trata da Exposição de Material Nazista organizada pelo Departamento de Ordem Política e Social de Santa Catarina nos anos de 1942 e 1943, quando o Brasil declarava guerra aos países do Eixo, durante a Segunda Guerra Mundial. Mostra a violência com que a Polícia Política tratava as populações originárias da Itália e da Alemanha, países então considerados “inimigos da pátria brasileira” durante a vigência do estado de guerra. Fala das apreensões de objetos que remetiam à cultura daqueles países e de materiais que evidenciavam a presença de partidários do nazismo e do fascismo no estado de Santa Catarina. Trata também da montagem de uma exposição cujo objetivo era enaltecer o trabalho da Polícia Política e propagar a repulsa do outro e o medo na população.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Paulo. O poder judiciário no Estado Novo. In: História, n. 12. São Paulo: UNESP, 1993.

ATHAIDES, Rafael. O Partido Nazista e o Brasil. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/politica/o-partido-nazista-e-o-brasil. Acesso em: 20 out. 2018.

COELHO, Ilanil. Joinville e a campanha de nacionalização. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 1993.

DALCASTAGNE, Marcos. Crimes contra a economia popular durante a Segunda Guerra Mundial em Santa Catarina (1942-1945). 2016. Dissertação (Mestrado em História). Universidade do Estado de Santa Catarina.

DIETRICH, Ana Maria. Caça às suásticas: o Partido Nazista em São Paulo sob a mira da polícia política. São Paulo: Associação Editorial Humanitas: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Fapesc, 2007.

FALCÃO, João. O Brasil e a 2a Guerra: testemunho e depoimento de um soldado convocado. Brasília: UNB, 1999.

FAVERI, Marlene de. Memórias de uma (outra) guerra: cotidiano e medo durante a Segunda Guerra em Santa Catarina. Florianópolis: UFSC; Itajaí: UNIVALI, 2004.

FIORI, Neide. Corporação militar e rumos da educação brasileira: o exército e a escola nos tempos do Estado Novo. In: Blumenau em Cadernos, t. XLII, n. 7/8. Blumenau: Fundação Cultural de Blumenau, jul./ago., 2001.

GERTZ, René. O fascismo no sul do Brasil. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987.

KLEIN, Herbert S. Migração internacional na história das Américas. In: FAUSTO, Boris (Org.). Fazer a América. São Paulo: Editora USP, 1999.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Tradução Wanderley Geraldi. In: Revista Brasileira de Educação, jan./fev./mar./abr. 2002, n. 19. ANPED, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

LE GOFF, Jacques. Documento/monumento. In: ______. História e memória. 2. ed. Campinas: Ed. Unicamp, 1992.

LUCA, Tania Regina. A história dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINKI, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2008.

MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história interface. Tempo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, 1996.

PANDOLFI, Dulce (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1999.

PERAZZO, Priscila. O perigo alemão e a repressão policial no Estado Novo. São Paulo: Arquivo do Estado, 1999.

PRADO, Maria Ligia Coelho. Ser ou não ser um bom vizinho: América Latina e Estados Unidos durante a guerra. Revista da USP, São Paulo, SP, n. 26, 1995.

Publicado
18-12-2020
Como Citar
FÁVERI, M. DE. Violência política em tempo de guerra. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 36, p. 151-174, 18 dez. 2020.