Tombamentos, processos, disputas e tensões nas histórias do patrimônio cultural de Joinville – outras questões para o debate público

  • Giane Maria Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cristiano Viana Abrantes Coordenação do Patrimônio Cultural
  • Dietlinde Clara Rothert Coordenação de Patrimônio Cultural (CPC)

Resumo

Este artigo analisa as múltiplas variáveis dos sentidos históricos dos processos de tombamentos e inventariamentos do patrimônio cultural de Joinville, Santa Catarina no conjunto de suas políticas públicas. O texto reflete a criação da Lei Municipal nº1773/1980 que institui a Comissão do Patrimônio Histórico Artístico, Arqueológico e Natural (COMPHAN) e a criação da Fundação Cultural de Joinville (FCJ) em 1982, atual Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e da Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC) em 1997 e os processos interrompidos e inacabados de algumas políticas públicas. Analisa a luz do tempo presente, a incumbência legal da CPC e da Secult, considerando os atores, os lugares, os bens culturais e os conceitos de patrimonialização constantemente reconfigurados nestes processos históricos por técnicos, sociedade civil, políticas de gestão, historiadores e investigadores da área. Ao refletir sobre as disputas e tensões no campo patrimonial, evidencia-se distintos interesses da sociedade civil e do Estado, contrastados e mediados por técnicos, gestores e historiadores e deliberados pela COMPHAN. Este artigo, enfim, contribui para a análise técnica e avaliação histórica das políticas públicas como processos inacabados e dinâmicos a partir dos debates promovidos e atualizados no Simpósio Patrimônio Cultural: Representações, Apropriações e Disputas no XVII Encontro Estadual de História da Associação Nacional de História (ANPUH) - Memória, Patrimônio e Democracia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giane Maria Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bolsista do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE/CAPES no ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa. Especialista cultural (museus) da Secretaria de Cultura e Turismo – Coordenação de Patrimônio Cultural (CPC) no Setor de Patrimônio Imaterial. 

Cristiano Viana Abrantes, Coordenação do Patrimônio Cultural

Formado em História pela USP. Possui especialização em História pela USP. É Professor do Colégio Conexão e historiador da Secretaria de Cultura e Turismo – Coordenação de Patrimônio Cultural (CPC) no setor de Patrimônio Material.

Dietlinde Clara Rothert, Coordenação de Patrimônio Cultural (CPC)

Graduada em História pela Fundação Universitária de Joinville (FURJ) - Historiadora e especialista cultural (restauro e conservação) da Secretaria de Cultura e Turismo – Coordenação de Patrimônio Cultural (CPC) no setor de Patrimônio Material .

Publicado
10-01-2019
Como Citar
SOUZA, G.; ABRANTES, C.; ROTHERT, D. Tombamentos, processos, disputas e tensões nas histórias do patrimônio cultural de Joinville – outras questões para o debate público. Fronteiras: Revista Catarinense de História, n. 32, p. 71-91, 10 jan. 2019.