FILOSOFIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: CAMINHOS PARA O APRENDIZADO CONCRETO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36661/2596-318X.2025v7n1.15101

Palavras-chave:

Filosofia, Didática, Educação Científica, Ensino de matemática

Resumo

A matemática e seus resultados governam a forma como interpretamos o mundo sob o prisma científico, representando importante linguagem para a descrição de fenômenos e a própria vida cotidiana. Dominar seus resultados, princípios e operações básicas constitui indispensável meio para a vida coletiva, uma vez que todas as relações estabelecidas no seio social envolvem, direta ou indiretamente, conhecimentos matemáticos específicos. Nesse sentido, considerando o aprendizado da matemática essencial para a formação dos egressos da escola básica, este artigo, configurado em um estudo bibliográfico de natureza narrativa-qualitativa, tenciona analisar a importância da filosofia matemática como elo de consolidação de práticas de ensino, capazes de aproximar o estudante dos conteúdos, significando-os no contexto do Ensino Médio. Para isso, foram pesquisados e reunidos trabalhos publicados entre 2014 e 2024, presentes no portal de acesso livre Periódicos CAPES, através de descritores de busca, critérios de inclusão, exclusão e categorias de análise. Ao final desta pesquisa, observou-se que a filosofia da matemática, quando introjetada na prática de ensino de forma estratégica, tende a reforçar o pensamento lógico dos estudantes, garantindo sentido real para os conteúdos, estimulando o debate histórico, levando o estudante a compreender as origens, evolução e importância da matemática.

Biografia do Autor

  • Kleber Saldanha de Siqueira, Universidade Federal de Alagoas

    Doutorando em Ensino pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em ensino de Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Física pelo Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui formação técnica na área de Mecânica Industrial pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Tem experiência em ensino de Física, Matemática e Tecnologia Mecânica. É especialista em educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e especialista em Gestão Estratégica da Inovação e Políticas de Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é professor de Física Nível - III, Mestre Classe C, pertencente ao quadro permanente da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEE-AL) tendo exercido também a função de Gestor Educacional de Unidade de Ensino.

  • Ana Paula da Silva Nunes, Universidade Estadual de Alagoas

    Graduanda em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Arapiraca-AL. 

  • Gilson Santos Coutinho, Universidade Estadual de Alagoas

    Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Arapiraca-AL. 

  • Gabriel Rodrigues da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

    Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Arapiraca-AL. 

Downloads

Publicado

26-06-2025

Como Citar

SIQUEIRA, Kleber Saldanha de; NUNES, Ana Paula da Silva; COUTINHO, Gilson Santos; SILVA, Gabriel Rodrigues da. FILOSOFIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: CAMINHOS PARA O APRENDIZADO CONCRETO. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, Brasil, v. 7, n. 1, p. 27–48, 2025. DOI: 10.36661/2596-318X.2025v7n1.15101. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/EMSF/article/view/periodicos.uffs.edu.br. Acesso em: 15 dez. 2025.