Uma Revista que tematize a Educação Matemática é organizada pelo Grupo de Pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação Matemática e Educação Matemática da UFFS – GPTMEM e se constitui em um espaço para discussão e reflexão a respeito de trabalhos de pesquisa, experiências e resenhas na área. Oportunidade de publicação de trabalhos produzidos a partir de Cursos de Licenciatura em Matemática e de Programas de Pós-Graduação acadêmicos e/ou profissionais em Educação e Educação Matemática, com abrangência prevista no âmbito nacional e internacional. Esta oportunidade se estende para pesquisadores independentes também como professores da Escola Básica, enfim, para pensadores da Educação Matemática no geral. A revista, no entanto será um periódico publicado semestralmente que incentiva a produção intelectual de cursos da região da fronteira sul e também em relação a produção de outras regiões do país e do mundo relativas a Educação Matemática. Esse diálogo científico entre autores regionais, nacionais e estrangeiros poderá contribuir significativamente para o enriquecimento e diversificação do pensamento regional, influenciando direta ou indiretamente a prática nas escolas e no ambiente universitário.

O Projeto de Pesquisa “Desenvolvimento de objetos virtuais de aprendizagem, análise de representação e argumentação no contexto da Educação Matemática” financiado pela FAPESC no edital de Grupos de Pesquisa se propôs a criar a revista como uma de suas metas, tendo em vista o fortalecimento do Grupo e dos Cursos envolvidos colocando a área de Educação Matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação, como uma prioridade temática do periódico. Tal prioridade não é no sentido de limitar, mas de incentivar publicações nessa importante tendência do ensino atual, que é a utilização de ferramentas computacionais na educação escolar.