A Revista Educação Matemática Sem Fronteiras foi criada no âmbito do Projeto de Pesquisa “Desenvolvimento de objetos virtuais de aprendizagem, análise de representação e argumentação no contexto da Educação Matemática” financiado pela FAPESC, colocando a área de Educação Matemática e Tecnologias da Informação e Comunicação, como uma prioridade temática do periódico. Tal prioridade não é no sentido de limitar, mas de incentivar publicações nessa importante tendência do ensino atual, que é a utilização de ferramentas computacionais na educação escolar. Assim, ampliando a ideia original, a revista se constitui em um espaço para discussão e reflexão a respeito de temas afetos à Educação Matemática, na forma de trabalhos de pesquisa, análise de experiências e resenhas.

É um veículo de periodicidade semestral, com divulgação de abrangência nacional e internacional, que visa a publicação de trabalhos produzidos em Cursos de Licenciatura em Matemática, Programas de Pós-Graduação acadêmicos ou profissionais em Educação ou Educação Matemática, de pesquisadores independentes, professores da Escola Básica, enfim, de pensadores da Educação Matemática de modo geral.

A revista incentiva a produção intelectual da região da UFFS, pela sua inserção regional, mas também a integra com a produção de todo o país e do mundo. Entende-se que o diálogo científico entre autores regionais, nacionais e estrangeiros poderá contribuir significativamente para o enriquecimento e diversificação do pensamento em Educação Matemática, influenciando direta ou indiretamente a prática nas escolas e no ambiente universitário.